Publicado em: 10/05/2011 14:08

Curso de mecânica para resgatar a cidadania de jovens

Curso de mecânica para resgatar a cidadania de jovens Curso de mecânica para resgatar a cidadania de jovens

Jovens de Ibiporã que estão cumprindo medidas sócio-educativas, acompanhados por profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), estão tendo a oportunidade de aprender, sem nenhum custo, uma profissão muito procurada pelas empresas da região: mecânico de manutenção industrial.

A aula inaugural da segunda turma aconteceu nesta terça-feira (10) e os conteúdos serão repassados em uma sala do próprio CREAS por um professor do SENAI de Londrina, órgão que é parceiro da Prefeitura de Ibiporã na execução do projeto.

O curso de "Mecânico de Manutenção Industrial" terá duração de 40 dias, com 5 horas/aula por dia, no período da manhã. Durante as aulas teóricas e práticas (há um pequeno laboratório de mecânica no local) empresários da cidade virão visitar os alunos para saber como estão indo, visando futuras indicações para o emprego, já que há carência de profissionais nesta área na região.

Estiveram na abertura a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Martins, a coordenadora do CREAS, Carla Sabino, e três professores do SENAI: o coordenador de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Valter Aparecido de Moraes; o coordenador deste curso de mecânico, Jorge Marcos da Silva; e o professor que trabalhará com a turma, José Carlos Costa.

Valter alertou aos jovens que aproveitem a oportunidade que estão tendo: "Os fundamentos que aprenderão neste curso servem para mais de 100 profissões. Façam a parte de vocês e participem das aulas que em pouco tempo terão emprego nas indústrias. Mas precisam ser disciplinados", disse o coordenador, deixando claro que as regras e normas de segurança do SENAI "têm que ser cumpridas à risca".

Os alunos têm menos de 18 anos e o curso do SENAI é viabilizado com recursos do FIA (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência).