Publicado em: 13/05/2011 12:42

Merenda em Ibiporã é exemplo de boa gestão

Merenda em Ibiporã é exemplo de boa gestão Merenda em Ibiporã é exemplo de boa gestão

No último dia 8 o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu reportagem abordando maus exemplos de alguns municípios na gestão da merenda escolar. Foram citados casos de deterioração dos alimentos, problemas com relação à qualidade e até pagamento de propina de empresas a agentes públicos.

Em Ibiporã, onde a merenda não é terceirizada, a gestão desse serviço essencial - pois é uma questão de segurança alimentar - fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação. A secretária Miriam Medre Nóbrega garante aos pais e à comunidade a qualidade da merenda que é fornecida e a boa gestão do processo. Confira a entrevista:

Como está atualmente o fornecimento e a gestão da merenda na rede municipal de ensino de Ibiporã? Os pais podem ficar tranquilos?

Miriam Medre - Tenho plena certeza de que a gestão é boa. Durante esses dois anos e meio em que estamos à frente da Secretaria de Educação tivemos pouquíssimos questionamentos referentes à merenda escolar. Temos aqui a nutricionista da Secretaria de Educação (Cristhiane Ludwig), que acompanha muito de perto os cardápios, a compra dos alimentos, a entrega destes e quero dizer à comunidade de pais que qualquer dúvida ou questionamento que tiverem, podem entrar em contato conosco, na Prefeitura. Pois a Secretaria faz a aquisição e é importante que todos saibam que os produtos que adquirimos para a merenda são de primeira. Os pais podem acompanhar a merenda na escola pois a Prefeitura compra hortifrutigranjeiros, carnes e alimentos não-perecíveis todos de primeira.

Você tem idéia de qual é o custo "per capita" da merenda oferecida aos alunos da rede municipal?

Miriam - Nós recebemos do governo federal R$ 0,30 por refeição aluno/dia e a Prefeitura entra com outros R$ 1,20 aproximadamente de complementação porque arca também com as despesas com gás, energia e folha de pagamento de merendeiras e auxiliares de cozinha.

Como está o armazenamento dos alimentos usados para o preparo? E os prazos de validade?

Miriam - Orientamos as nossas funcionárias a conferirem com freqüência o prazo de validade dos produtos. Não temos perdas porque, embora a compra dos alimentos seja feita por meio de pregão, com fornecimento por 12 meses, as entregas são feitas aos poucos, à medida que a nossa nutricionista vai solicitando, conforme a necessidade das escolas e centros. E os produtos perecíveis, como carne e hortifrutigranjeiros, são entregues semanalmente. Os locais de acondicionamento da merenda nas escolas também são constantemente verificados pela nutricionista. Todo o pessoal envolvido, desde a limpeza até a cozinha, têm se mostrado bastante organizado e comprometido. Não temos tido notícia de depósitos mal-arrumados ou de deterioração ou perda de validade dos alimentos da nossa merenda.

A aplicação dos recursos públicos na merenda é como deveria?

Miriam - Tenho certeza que sim. Nós temos o Conselho de Merenda, da parte da administração municipal, estamos tendo muito cuidado com a qualidade e a gestão da merenda, com a confecção do cardápio e com o aproveitamento. O resultado está aí, a merenda exemplar de Ibiporã.