Publicado em: 13/05/2011 12:18 | Fonte/Agência: Fonte: SEAB

Febre Aftosa

• A Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no Paraná ocorrerá até o dia 31 de maio. A vacinação e sua comprovação são obrigatórias. A comprovação deve ser feita até o dia 31 de maio nas unidades veterinárias da Defesa Sanitária Animal (DSA) da SEAB. Em Ibiporã, deve ser feita na Prefeitura, na Secretaria Municipal de Agricultura
  • Em maio é obrigatório vacinar somente os bovinos e búfalos com idade até 24 meses, incluindo os bezerros com poucos dias de vida

Recomendações

• A dose a ser aplicada é de 5 ml, para todas as idades, tamanho e peso do animal
  • Importante: durante a campanha de vacinação, o transporte de animais somente será autorizado após a realização da vacinação e da atualização do cadastro.
  • Transporte animais somente com a GTA - Guia de Trânsito Animal. A GTA deve ser retirada para toda movimentação de animais (entrada e saída da propriedade), mesmo quando realizada dentro do mesmo município e entre vizinhos.
  • Aproveite a campanha para fazer a revacinação contra a raiva.

Obrigatoriedade da Vacinação

• A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando prevista em legislação estadual. A não vacinação ou a não comprovação implica em multa de R$ 96,09 por cabeça não vacinada, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade. A comprovação deverá ser feita até o dia 31 de maio.