Publicado em: 27/05/2011 09:11

Escolas de Ibiporã participam do Prêmio Seara

Escolas de Ibiporã participam do Prêmio Seara Escolas de Ibiporã participam do Prêmio Seara

Uma exposição no saguão da Prefeitura mostrou belos trabalhos produzidos por alunos das 4ª séries de 11 escolas municipais de Ibiporã que participam do Prêmio Seara Estudante 2011.

São trabalhos realizados na sala de aula com a utilização de sucatas e materiais recicláveis de todo tipo (latas, garrafas pet, vidros, papel, alumínio, papelão, entre outros), com o objetivo de despertar a criatividade e a consciência crítico-ambiental dos alunos. Cada equipe fez ainda uma redação como objetivo de estimular a pesquisa científica.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, com sede em Sertanópolis e uma unidade em Ibiporã.

O 1º Concurso Seara Estudante, de 1993, com o tema "Faça do seu Lixo um Luxo", já demonstrava na época a consciência, sensibilização e o compromisso dos dirigentes da empresa com a sustentabilidade e a educação. A primeira edição foi direcionada aos alunos da rede municipal de Sertanópolis.

Com o sucesso da iniciativa e a grande adesão da comunidade, a Seara decidiu reeditar o concurso este ano, estendendo-o a outros municípios da região de Londrina. Ibiporã é um deles.

CONCURSO REGIONAL

A exposição na Prefeitura recebeu votos do público e da comissão julgadora, que avaliou os três trabalhos mais interessantes. Foram jurados as professoras Consuelo Fumiere, Elizabeth de Fátima Zacheo, Cilene Silva, Isabel Maia e os artistas plásticos Julio Dutra (secretário de Cultura) e Henrique de Aragão.

Os três alunos das equipes vencedoras ganharam uma viagem temática a Curitiba e Morretes neste final de semana, dias 27, 28 e 29. Visitarão os locais cívicos e pontos turísticos e depois terão seus trabalhos avaliados na fase regional, que escolherá os três melhores de todas as escolas participantes.

PREMIAÇÃO

Dias 30 e 31 de maio haverá a exposição dos trabalhos selecionados na região e dia 10 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, será divulgado o resultado final. As três primeiras colocadas da região ganharão, respectivamente, um notebook, um netbook e uma câmera digital. A escola vencedora ganhará prêmio de R$ 30 mil para investimento pedagógico e a professora da equipe vencedora receberá R$ 8 mil em dinheiro.

PALESTRAS

Em Ibiporã, como parte do trabalho de motivação dos alunos, foram ministradas palestras de conscientização às turmas de 4ª série que tiveram a colaboração do diretor de Limpeza Pública do SAMAE, Miguel Gardini, gestor do programa de coleta seletiva de Ibiporã.

CERIMÔNIA

Na abertura da mostra, o prefeito José Maria elogiou os alunos: "O que para muitos é um lixo, para vocês se tornou um luxo", disse José Maria, que aproveitou para chamar ao seu lado o empresário e ex-vereador Rubisney Inácio Pinto, dono de uma empresa de Ibiporã que recicla tintas e solventes. "Ele faz há muito tempo isso que estamos aprendendo aqui. Reaproveita e transforma em algo útil aquilo que a sociedade já dispensou", parabenizou José Maria.

ESCOLAS

Participaram 11 escolas de Ibiporã: Mário de Menezes, Aldivina de Paula, Helena Kakitani, Almerinda do Nascimento, Ivanildes Nalim, Maria Inês de Melo, Vera Lúcia Casagrande, Carlos Guimarães, Rotary Club, Castelo Branco e Sebastião Luiz. Duas escolas não participaram. Os trabalhos foram realizados em grupos de três alunos, orientados pelos professores de arte e os regentes de sala de aula.

CLASSIFICAÇÃO - FASE MUNICIPAL

1º lugar - Casa de garrafas pet - Equipe 'Sol', professora Patrícia A. M. Santos - Escola Mário de Menezes

2º lugar - Mural do Século XXI - Equipe 'Tarsila do Amaral', professora Silvana Oliveira dos Santos - Escola Rotary Club

3º lugar - Aquecedor de água - Equipe 'Lilás', professora Maria Elizabet S.O. Martins - Escola Carlos Guimarães