Meio Ambiente

 

Publicado em: 30/05/2011 11:59

Ibiporã se firma como modelo de responsabilidade ambiental


Whatsapp

 

Ibiporã se firma como modelo de responsabilidade ambiental Ibiporã se firma como modelo de responsabilidade ambiental

Em homenagem à Semana do Meio Ambiente, município, que é referência na coleta seletiva de lixo, irá ianugurar a obra de captação de água do Aquífero Guarani e dará início a campanha inovadora de descontaminação de lâmpadas fluorescentes.

De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas - o termo Responsabilidade Ambiental pode ser entendido como a "responsabilidade de uma empresa com a sociedade e com o meio ambiente além de suas obrigações legais e econômicas". Para os moradores de Ibiporã, este termo não é um conceito difícil de ser alcançado mas sim uma realidade cada vez mais próxima de cada Ibiporaense. 

De dois anos para cá, tem-se tornado cada vez mais frequente o reconhecimento da atual administração municipal pelas ações adotadas que estão intrinsicamente ligadas a responsabilidade ambiental, como a coleta e separação de lixo realizadas pela empresa Kurica Seleta Ambiental na cidade. De acordo com o diretor de limpeza pública do SAMAE, Miguel Gardini, é constante a visita de diversos vereadores, vice prefeitos e autoridades de outras cidades para conhecer a coleta realizada em Ibiporã. "Eles vem se inspirar e veem que realmente é um projeto incrível a ser tomado como exemplo e seguido por outras cidades. Posso falar com toda a convicção que nós estamos dando o exemplo para muitas  cidades da região", afirma o diretor.  

E agora a cidade se prepara para por em prática mais um projeto inovador na gestão pública que tem grande carga de responsabilidade ambiental: a descontaminação de lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas fluorescentes contém mercúrio metálico - substância tóxica aos seres humanos e ao meio ambiente. Se manuseadas ou descartadas incorretamente, as lâmpadas podem quebrar e liberar vapores de mercúrio contido em seu interior (cerca de 20mg), gerando passivos ambientais, por um período de tempo que varia em função da temperatura. Se forem lançadas em aterros ou no meio ambiente, as lâmpadas contaminam o solo, os recursos hídricos, a fauna e a flora locais, chegando à cadeia alimentar.

No Brasil, são consumidas mais de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano, mas apenas 10% dessas lâmpadas recebem a destinação adequada, tornando-se um sério problema para o meio ambiente. Para a diretora geral da empresa Bapilght, Samira Baptizaco, Ibiporã deve ser considerada modelo. "A parceria com a iniciativa pública ainda é pequena. Pouquíssimas cidades tem gestores conscientes e preocupados com os riscos de contaminação do solo e da água do seu município. É estipulado desde o apagão de 2001 que os ógãos públicos utilizem lâmpadas fluorescentes em 100% da sua iluminação, então a necessidade de políticas de descontaminação é necessária em todos os municípios e Ibiporã está dando  exemplo".

Paralelamente à pratica exercida, aulas e palestras devem acompanhar o processo de conscientização. De acordo o gerente da Kurica Seleta Ambiental, Fernando Oliveira, o aprendizado da importância de se preocupar com as gerações futuras deve ter início desde cedo. "A conscientização é um trabalho a ser realizado desde os primeiros anos de vida do cidadão e deve fazer parte do aprendizado escolar para que a pessoa cresça com a atitude em prol da resposabilidade ambiental". Pensando nisso, a Kurica e a Prefeitura Municipal dão início esta semana a um projeto de  conscientização infantil, com apresentação de um teatro de bonecos nas escolas da cidade. 

Para o prefeito José Maria, a conscientização de toda a população é um trabalho árduo de ser alcançado, mas que traz bons frutos e garantia de um futuro melhor para as futuras gerações. "É aquela velha história de que se cada um fizer um pouquinho, a sua parte, o mundo inteiro muda. Nós estamos construindo um conceito de responsabilidade e educação ambiental para com o próximo em crianças, jovens e adultos de Ibiporã, pensando que estes serão exemplo para muitos outros" afirma.

Seguindo essa premissa, também esta semana, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, será inaugurada a obra de captação de água do Aquífero Guarani, que trará água de qualidade nas residências dos cidadãos ibiporaenses. "O poço produz 720 m³/H e o recalque da água pode chegar a 360m³/H. Isso significa garantia de muita água de ótima qualidade para todos os cidadãos, mesmo nos dias mais quentes de verão, quando o consumo aumenta consideravelmente", axplicou o Diretor Presidente do SAMAE, Cláudio Buzeti. De acordo com o Diretor, a bomba que faltava ser adquirida já está em funcionamento e o SAMAE finalizou os últimos ajustes essa semana. Melhor comemoração na Semana do Meio Ambiente impossível. 

Confira a programação completa que a Prefeitura Municipal preparou em homenagem a Semana do Meio Ambiente:

 

01/06 - Praça Pio XII

09h00: Teatro de bonecos

09h30: Lançamento da campanha de descontaminação de lâmpadas fluorescentes

 

02/06 - Horto Florestal

08h30: Solenidade com o Prefeito José Maria e com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Nadir Bigati

09h00: Apresentação de alunos das Escolas Rotary Club e Mário de Menezes

09h30: Caminhada ecológica com alunos da rede municipal

 

05/06 - Estação de captação do Poço Bonito

10h00: Entrega da obra de captação de água do Aquífero Guarani