SAMAE

Publicado em: 02/06/2011 14:00

Inauguração da obra do Aqüífero Guarani é neste domingo (5)

Inauguração da obra do Aqüífero Guarani é neste domingo (5) Inauguração da obra do Aqüífero Guarani é neste domingo (5)

A população de Ibiporã já está recebendo nas suas torneiras a água do Aqüífero Guarani, manancial que garantirá o abastecimento da cidade e a qualidade da água oferecida aos moradores por muitas gerações.

A Prefeitura de Ibiporã e o SAMAE já concluíram todas as obras da Estação de Captação da Água do Aqüífero, na região do Engenho de Ferro (área rural do município), e desde a semana passada está disponibilizando essa água aos moradores misturada à água superficial que sempre abasteceu a cidade, captada no Ribeirão Jacutinga.

"Estamos em cima de um dos maiores reservatórios conhecidos de água do mundo, o Aquífero Guarani (que se estende do Uruguai até o Estado de Goiás), então temos água para muitas gerações. Mas como é uma água que está depositada no subsolo há milhões de anos e a nossa geração não pode fazer o mau uso dela", alerta o prefeito José Maria.

"Não se pode, por exemplo, limpar a calçada ou tirar lixo com água, ao invés da vassoura. Precisamos ter cuidado e utilizá-la com muito critério, porque ela precisa servir às outras gerações. Peço a todos os nossos cidadãos o máximo de consciência e respeito com essa água", enfatiza o prefeito.

DIA DO MEIO AMBIENTE

O ato oficial de entrega da obra de captação de água do Aqüífero acontece neste domingo, dia 5 de junho, data sugestiva, pois é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O ato terá início às 10 horas, na estação de captação, na saída para o Poço Bonito, com a presença de várias autoridades federais, estaduais e municipais, já que a obra recebeu recursos da União, Estado e Município, um investimento de mais de R$ 6 milhões.

ÁGUA DE QUALIDADE

O diretor-presidente do SAMAE, Cláudio Buzeti, informa aos ibiporaenses que a água que já está chegando às torneiras é da melhor qualidade e muito boa para o consumo, assim como também é a do Ribeirão Jacutinga.

O que os moradores podem ter percebido é uma diferença da temperatura da água que sai da rede, que pode ser até 10 graus mais alto, pelo fato de ser uma água subterrânea. De acordo com os técnicos, a água captada no Rio Jacutinga tem uma temperatura de 20 a 22 graus, enquanto que a do Aquífero pode chegar a 32 graus.

"Como as duas estão sendo misturadas e passando por testes no reservatório do SAMAE (no Centro da cidade) antes da água ser distribuída às casas, ela perde um pouco da temperatura. Também esfria se fica na caixa d'água da residência. Já a que vem direto da rua está chegando mais quente na casa do cidadão", comenta Cláudio Buzeti.

ÁGUA PARA 150 MIL HABITANTES

Com a entrada em operação do Poço 2 do Aqüífero Guarani, Ibiporã tem agora à sua disposição - se necessitar - 1,1 milhão de litros de água por hora. "Esse poço tem vazão de 720.000 litros/hora, mas estamos bombeando apenas metade, 360.000 litros/hora. Fora isso, temos ainda à disposição a captação do Jacutinga, que bombeia 600.000 litros/hora", informa o presidente do SAMAE.

Com os dois poços perfurados e mais a captação do Jacutinga, Ibiporã tem água para 150 mil habitantes, ou seja, três vezes a população atual do município.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESSA ÁGUA?

Como vem limpa do subsolo, por ser subterrânea, o SAMAE faz apenas a adição de cloro nesta água como medida preventiva para evitar contaminação na passagem pelas tubulações e caixas d'água. O uso de cloro é também em cumprimento à Portaria 518, do Ministério da Saúde, que trata dessa obrigatoriedade. O SAMAE complementa ainda o flúor. A água do Aquífero tem percentual de 0,4% PPM (partes por milhão) de flúor e ele é elevado para 0,8 PPM, em cumprimento à legislação que trata do assunto.