Publicado em: 06/06/2011 10:54

Semana do Meio Ambiente de Ibiporã

Semana do Meio Ambiente de Ibiporã Semana do Meio Ambiente de Ibiporã

Os eventos reuniram alunos de escolas municipais e estaduais, autoridades, empresas e profissionais ligados à causa ambiental. Compareceram, além do prefeito José Maria, vereadores e o secretário de Agricultura, Nadir Bigati, o diretor da Kurica Ambiental, Fernando Oliveira, e a diretora da empresa Baplight, Samira Baptizaco.

A abertura, quarta-feira, na Praça Pio XII, teve apresentação de teatro de bonecos sobre conscientização ambiental.

Também foi lançado no local o programa pioneiro de 'Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes', que a Prefeitura iniciou em parceria com a empresa Baplight, que possui a tecnologia para a destinação correta deste material - algo ainda novo no Brasil, mas que já é realidade em Ibiporã.

"Mais uma vez a Prefeitura, através da nossa Secretaria está trazendo novidades para o município, visando a conscientização da população e a preservação do ambiente. Por meio dessa parceria com a empresa Baplight, esta máquina que está sendo mostrada aqui na praça, fará a descontaminação de lâmpadas fluorescentes. São aproximadamente 3 mil lâmpadas que estavam acumuladas no nosso aterro sanitário municipal e que foram sendo recolhidas nas escolas, centros de saúde e órgãos municipais", informou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Diógenes Magri.

Ele explica que a administração fez licitação para dar destinação correta a este material. "Fizemos isso porque essas lâmpadas, sem um destino adequado, são um problema. Elas contém vapor de mercúrio e este mercúrio acaba contaminando o solo, a água e ele é cumulativo nos organismos vivos", alertou Diógenes.

Como não podia deixar de ser, um momento que atraiu muito a atenção das crianças foi o plantio de uma muda de carvalho, árvore de grande porte que leva anos para ter sua primeira florada, segundo revelou aos alunos o agrônomo da Emater em Ibiporã, Iolder Colombo.   Na quinta-feira foi a vez da Caminhada Ecológica, com alunos de todas as 4ª séries da rede municipal de Ibiporã e as senhoras do grupo "Mulher Atual", que serviram um delicioso café com frutas aos presentes.