Tecnologia da Informação

Publicado em: 10/06/2011 11:52

Internet Gratuita

A administração municipal, através da Divisão de Informática, vinculada à secretaria municipal de administração, iniciou, em janeiro de 2011, o processo de licitação por meio da Concorrência Pública 001/2011 que tinha como objetivo a aquisição de equipamentos e instalação para execução/implantação da rede WAN - Internet Gratuita.

O edital foi formulado em 28 de fevereiro de 2011 e publicado em 04 de março de 2011, teve valor máximo de R$ 1.326.803,84 (um milhão, trezentos e vinte e seis mil, oitocentos e três reais e oitenta e quatro centavos) e despertou o interesse de mais de uma dezena de empresas, que fizeram download do mesmo pelo portal institucional do município.  Dentre as empresas que retiraram o edital, 08 vieram a Ibiporã realizar a visita técnica necessária para elaboração da proposta.

No dia 19 de abril de 2011, às 09h00, teve início o certame que definiria a empresa que realizaria a implantação do sistema. Três empresas compareceram nesta data. Porém, uma das empresas foi desclassificada na fase de habilitação, quando deveria comprovar a saúde financeira para realizar projeto de tamanho valor e importância.

Na segunda fase da licitação, os envelopes contendo as especificações dos equipamentos empregados no projeto e seus respectivos valores foram apresentados pelas duas empresas finalistas e a empresa perdedora constatou que uma das empresas, a que apresentou o menor valor, não teria apresentado todas as especificações dos equipamentos necessários para a realização do projeto. Mediante essa situação, a comissão de licitação suspendeu a seção para análise das propostas e formalização do vencedor.

Dias depois, após analise técnica, foi confirmado que a empresa que teria apresentado o menor valor realmente não havia apresentado documentação suficiente que permitisse identificar exatamente quais os equipamentos que a empresa estava oferecendo. Sendo assim, a comissão de licitação decidiu por desclassificar a empresa que apresentou o menor valor em virtude da melhor proposta, pois a outra concorrente apresentou detalhamento técnico primoroso e foi declarado vencedor do certame, mesmo não tendo apresentado a proposta de menor valor, mas considerada a mais vantajosa para a Administração Municipal.

Após esta análise, a administração municipal, com apoio da procuradoria geral do município, decidiu que era conveniente e oportuno revogar o processo licitatório em prol do interesse público.

O prefeito José Maria afirmou, porém, que o Projeto Cidade Digital não será cancelado. "O departamento de compras e licitações já iniciou o processo de revogação dessa licitação e eu já determinei a abertura de um novo edital. Estamos cumprindo prazos para dar continuidade à internet gratuita para todos os cidadãos de Ibiporã", afirmou o Prefeito.