SAMAE

Publicado em: 16/06/2011 13:17

Pós-graduandos visitam aterro municipal e Samae

Pós-graduandos visitam aterro municipal e Samae Pós-graduandos visitam aterro municipal e Samae

No último dia 04, estudantes de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unifil fizeram uma visita técnica ao aterro municipal e as estações de tratamento de água e de esgoto do Samae.

Orientados pelo diretor de meio ambiente, Diógenes Magri, e pelo diretor de limpeza pública, Miguel Gardini, os alunos conheceram nas instalações do Samae o seu sistema de tratamento de água, laboratórios, lagoas de tratamento aeróbico e anaeróbico. Na ocasião, também foi possível observar os procedimentos adotados na vala de rejeitos. O diretor de meio ambiente explicou a importância do processo de seleção que Ibiporã está utilizando e os ganhos ambientais decorrentes deste processo. "A Prefeitura está efetuando um trabalho respeitável na área ambiental e, para o sucesso deste trabalho, a participação do cidadão é fundamental, pois é ele quem faz a separação em casa. Se a separação não for adequada, o reflexo é percebido diretamente na vala de rejeitos, pois tem sua capacidade exaurida em pouco tempo e os recicláveis, que poderiam voltar à cadeia produtiva, são destinadas inadequadamente, necessitando uma maior exploração dos recursos naturais, afirmou"

Para os alunos, a visita técnica aprimora os conhecimentos na área, uma vez que é possível acompanhar todo o processo de destinação dos resíduos sólidos e tratamentos de água e esgoto de forma limpa e sem prejuízo para o meio ambiente.