Publicado em: 17/06/2011 13:50

Lançamento do selo do idoso

Lançamento do selo do idoso Lançamento do selo do idoso

Dia 15 de junho é o dia mundial de conscientização da violência contra a Pessoa Idosa. Em apoio à data, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com os Correios, lançou o selo do dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

O lançamento foi realizado no gabinete da Prefeitura e contou com a presença de diversos secretários, vereadores, da conselheira municipal dos direitos do idoso e secretária da federação dos aposentados e pensionistas do Paraná, Nina Resende e de representantes dos Correios de Ibiporã e de Londrina.

Na ocasião, as autoridades realizaram a obliteração do selo, ritual de carimbação que o libera para ser utilizado. A campanha do selo do idoso é um projeto de âmbito nacional; ao todo, serão distribuídos por todo o país 300 mil selos, que contém na ilustração um casal de idosos embaixo de um guarda-chuva representando amor, dignidade, respeito e carinho.

De acordo com a coordenadora de vendas dos Correios em Londrina, Márcia Vercezi, o lançamento do selo evidencia o comprometimento da prefeitura com os idosos e com a causa. "O selo é uma bandeira de proteção do idoso. Se nós encontramos gestões comprometidas, como a de Ibiporã, tudo fica mais fácil", afirmou.

O prefeito José Maria reforçou o trabalho que tem sido realizado com os idosos em Ibiporã. "Nós temos o Centro de Convivência dos Idosos, que realiza um ótimo trabalho com a terceira idade e em breve será ampliado e apoiamos diversas campanhas e atividades em prol da pessoa idosa. O selo só vem reafirmar nossa posição de manter o idoso seguro e em paz em Ibiporã", afirmou.

Há muitas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, algumas evidentes e outras sutis. Por isso, o objetivo da data é problematizar para que um maior número de pessoas possa identificar e denunciar as violências. Entre elas, podemos destacar as seguintes formas: abuso físico, maus tratos ou violência física, abuso psicológico, abuso sexual, violência sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e econômico e autonegligência.

De acordo com a secretária da assistência social, Ana Cláudia Martins, o lançamento do selo fará com que mais pessoas tenham conhecimento da mobilização. "Nós, cidadãos em prol da assistência social entendemos a importância dessa data e é de grande valia que a comunidade reconheça a atenção que é necessária à pessoa idosa" afirmou a secretária.