Publicado em: 22/06/2011 11:47

Ibiporã é incluída no 'Minha Casa, Minha Vida 2'

Ibiporã é incluída no 'Minha Casa, Minha Vida 2' Ibiporã é incluída no 'Minha Casa, Minha Vida 2'

O deputado federal André Vargas anunciou em primeira mão ao prefeito José Maria, na sexta-feira (17), que Ibiporã será contemplada com casas populares do programa "Minha Casa, Minha Vida 2", do governo federal. Essa nova etapa do programa habitacional irá financiar moradias para a população que mais necessita, com renda de 1 a 3 salários mínimos, com prestação que não ultrapassará 10% da renda dessas famílias.

"É uma notícia muito boa para Ibiporã e quis que o deputado viesse anunciar aqui no gabinete a toda a nossa equipe. O levantamento social que fizemos em 2010 mostrou que temos 1.904 famílias pagando aluguel em Ibiporã e 813 delas moram numa situação bastante difícil. Conhecendo essa nossa realidade, o André fez incluir os municípios com menos de 50 mil habitantes no programa", afirmou o prefeito José Maria.

Por esse motivo, a primeira leva de casas do programa não incluiu Ibiporã (era para municípios acima de 50 mil habitantes). Mas dessa vez a cidade entrou para o grupo contemplado com recursos federais porque o deputado André Vargas - que foi relator das duas Medidas Provisórias do programa na Câmara -, conseguiu incluir nesta segunda etapa do 'Minha Casa, Minha Vida' os municípios com 20 a 50 mil habitantes que tiveram grande variação populacional nos últimos dez anos, como é o caso de Ibiporã.

A mudança garantiu a inclusão de 27 cidades do Paraná no programa. Ao todo, serão beneficiados 278 municípios brasileiros. Serão investidos no Minha Casa, Minha Vida 2 cerca de R$ 120 milhões. Vargas se orgulhou de ter entregue à presidente Dilma para sanção um projeto negociado com o governo e aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado "e ainda mais, garantindo que todos o municípios do país tenham acesso ao programa."

O programa tem objetivo de construir cerca de 2 milhões de casas populares para a população brasileira. Visando atingir os mais necessitados, a iniciativa terá algumas exigências e restrições.

EM IBIPORÃ

Essa segunda versão do programa terá novidades na escolha das famílias, já que não levarão em conta informações sobre inadimplência. A proposta é construir em Ibiporã casas de 40 m2 a 42 m2, com painéis solares para que o gasto com energia elétrica diminua.

O pagamento das casas também será de um jeito bastante leve para os trabalhadores contemplados. A previsão é que o pagamento dure cerca de 10 anos. "O trabalhador irá pagar 10% da sua renda familiar, no mínimo R$ 53,00 mensais e no máximo R$ 160,00. Uma vantagem é que se o cidadão perder o emprego, o pagamento da prestação será retirado do capital que ele receberá do seguro-desemprego", disse o prefeito José Maria.

Por enquanto, os responsáveis não sabem o número de casas que a cidade receberá, nem o local que elas serão construídas. O deputado acredita que "por volta de 200 ou 300 casas serão possíveis de conseguir para a cidade". Quanto ao local de construção, o prefeito somente comentou que "em Ibiporã existem as zonas de interesse social, que é para onde estas casas serão dirigidas".
   "O Minha Casa, Minha Vida atinge todas as classes, até 10 salários mínimos. Mas neste programa 60% dos recursos serão para as famílias com renda de até 3 salários mínimos. Outro fator são as famílias que têm a mulher como chefe de família e aquelas que têm crianças ou pais com alguma necessidade especial", contou André Vargas.