Publicado em: 27/06/2011 15:57

Violência intrafamiliar é tema de capacitação

Violência intrafamiliar é tema de capacitação Violência intrafamiliar é tema de capacitação

Foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ibiporã, realizada por intermédio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que contou com as parcerias das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social. É a primeira etapa de uma série de capacitações que compõem as ações do Município no enfrentamento à violência doméstica.

Até o fim deste ano o CREAS pretende capacitar os profissionais de outras áreas, como educação e assistência social, além de setores da sociedade, como os presidentes das associações de bairro.

A capacitação foi ministrada pelo palestrante Luciano Betiate, que além de atuar no CREAS, é escritor, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos.

Durante a capacitação, que teve duração de 8 horas/aula, o palestrante falou das formas de violência que atingem não só crianças e adolescentes, mas também a mulher, o idoso e pessoas com necessidades especiais.

Betiate falou também da importância dos profissionais das várias áreas, como saúde e educação, de estarem prontos a identificar pessoas que possivelmente estão sendo vítimas da violência doméstica e que, mais do que uma imposição legal, deve ser um compromisso do cidadão denunciar os casos de violência que tem conhecimento.

Estiveram presentes na capacitação a vice-prefeita Sandra Moya, que parabenizou o CREAS e as Secretarias de Saúde e Assistência Social pela ação.

A secretária de Saúde de Ibiporã, Leilaine Furlaneto Rodrigues, enfatizou a importância de o profissional de saúde estar capacitado para identificar pessoas possivelmente vítimas da violência. A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, falou da importância de se estender a capacitação a toda a rede municipal e a coordenadora do CREAS, Carla Sabino Sanches detalhou os demais passos desta ação no município.