Publicado em: 27/06/2011 13:20

Avaliação das escolas municipais de Ibiporã

Avaliação das escolas municipais de Ibiporã Avaliação das escolas municipais de Ibiporã

Com o objetivo de avaliar a evolução dos alunos da rede municipal de Ibiporã após o início do uso da lousa digital nas salas de 3ª e 4ª série - o que ocorreu a partir de 2010 - a Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação, solicitou à empresa MSTech que fizesse um diagnóstico prévio a partir da aplicação de uma prova semelhante à que é formulada pelo Ministério da Educação para levantar o índice do IDEB nos municípios. A MSTech é a responsável pela execução do programa "Viver Digital" no município.

Cerca de 1.350 alunos das escolas do município foram avaliados nas disciplinas de Português e Matemática. Essa avaliação teve como principal objetivo dar subsídio para a elaboração do conteúdo a ser abordado nas formações continuadas. A próxima etapa será a avaliação de resultados e acontecerá dia 18 de outubro de 2011. Ela tem como objetivo analisar a influência dos recursos tecnológicos na aprendizagem.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir de vários parâmetros, sendo um deles a média das notas de uma prova que é aplicada a cada dois anos, no mês novembro, a Prova Brasil.

Para ter uma idéia de como estariam hoje os alunos de Ibiporã, a MSTech simulou uma prova local com o conteúdo equivalente ao da Prova Brasil.

Os resultados foram muito bons, avaliou a secretária municipal de Educação, Miriam Medre Nóbrega. "Ficamos satisfeitos com esse simulado, pois a maioria das turmas teve média de 65%", comentou Miriam.

A apresentação dos resultados foi feita ao prefeito José Maria, à primeira-dama e também professora Eliana Eik Ferreira e às assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação.

Prova similar à do IDEB

O IDEB avalia todas as escolas do País, por meio de provas com as turmas de 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental. Em Ibiporã, além das turmas de 4ª, fizeram o teste também as de 3ª série, pelo fato de estarem usando a lousa eletrônica.

Ao verificar os resultados, o prefeito José Maria observou que, na média, as notas de Português ficaram mais baixas que as de Matemática. Numa escola, por exemplo, os alunos de uma sala da 3ª série-A ficaram com média de 70,9 na prova de Português e 87,5 na de Matemática. "Isso mostra o descuido que se está tendo com a nossa Língua Portuguesa. Eu insisto que as crianças e os adolescentes precisam ler mais e falar corretamente. Temos que estar muito atentos a isso", afirmou o prefeito.

Porém, no cômputo geral, a disparidade entre as duas disciplinas não foi grande. A média das 13 escolas no Português foi de 65,69% de acerto, enquanto na Matemática ficou em 69,89%.

A primeira-dama Eliana sugeriu à equipe de ensino que, com base nos resultados obtidos, visite cada escola e converse com os professores para verificar o que pode ser feito para preparar melhor as turmas que apresentaram dificuldades nesta prova prévia.