Publicado em: 27/06/2011 16:28

ProInfo inicia em Ibiporã com a capacitação dos professores

ProInfo inicia em Ibiporã com a capacitação dos professores ProInfo inicia em Ibiporã com a capacitação dos professores

Todas as escolas municipais terão à sua disposição laboratórios de informática com 18 máquinas cada (nove CPUs) e a Secretaria de Educação manterá, na sede da Prefeitura, o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), que já entrou em operação e, inicialmente está sendo usado para a capacitação dos professores que desenvolverão o Proinfo nas escolas.

O primeiro curso realizado no NTM é 'Introdução à Educação Digital', com 40 horas/aula, que teve a sua aula inaugural no último dia 20, com uma turma de 40 professores. O prefeito José Maria e a secretária municipal de Educação, Miriam Medre, estiveram presentes à abertura.

Ao término dessa primeira turma, que terá aulas até dia 2 de agosto, se seguirão outras. De acordo com a coordenadora do NTM de Ibiporã, professora Cilene Silva, a intenção é que os mais de 500 professores e educadores infantis da rede municipal de ensino passem pelas capacitações do ProInfo. A tutora do curso de Educação Digital é a assessora de planejamento, apoio e financiamento aos programas educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Eskildssen.

A secretária Miriam Medre explica que o ProInfo é um programa de formação voltada ao uso didático pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, entre outros. Em contrapartida, os municípios devem capacitar os professores para uso das máquinas e das tecnologias.

A Prefeitura de Ibiporã abriu duas turmas do curso Introdução à Educação Digital. Além deste, o ProInfo oferecerá mais dois cursos gratuitos de formação continuada para os profissionais: "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs" (100 horas) e "Elaboração de Projetos" (40 horas).

O que é o Proinfo?

É um programa educacional criado pelo MEC, que visa promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações na rede pública de ensino fundamental e médio.