Publicado em: 19/07/2011 11:25

9ª Conferência da Assistência Social

9ª Conferência da Assistência Social 9ª Conferência da Assistência Social

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) realizou, no último dia 15, na APAE de Ibiporã, a Conferência Municipal da Assistência Social, que teve o tema: "Consolidar o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e valorizar os seus trabalhadores".

A participação da comunidade foi grande, seguindo a tendência das 10 pré-conferências realizadas nos bairros e serviços da rede socioassistencial, que já haviam reunido 210 pessoas. Ao final, foram votadas as propostas trazidas das pré-conferências e foram eleitos os conselheiros não governamentais, representantes da sociedade civil, para compor o CMAS no período de julho de 2011 a julho de 2013.

A conferência avaliou e propôs diretrizes para o aprimoramento do SUAS, na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. "Por esse motivo ela é de extrema importância para a nossa Política de Assistência Social em Ibiporã", afirmou a secretária municipal Ana Cláudia Vieira Martins.

A abertura foi pela manhã, com as presenças do presidente da APAE, pastor Bilsã Pereira; do presidente de honra da APAE, Dr. Justino Alves Pereira; do prefeito José Maria e da primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira; da secretária de Assistência Social do município, Ana Claudia Vieira Martins; da representante do CMAS, Sra. Armelinda dos Santos; e do tenente Marcelo Barros, comandante da Polícia Militar.

A palestra principal foi com a assistente social Mabel Mascarenhas Torres, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora do curso de Serviço Social da UEL.

O prefeito José Maria ressaltou em seu discurso: "Saudamos aqui todos os cidadãos, que precisam ter sua dignidade e seus direitos respeitados e esta conferência tem este objetivo. Estamos participando de um momento rico da história. Eu, em particular, estou aqui com muito orgulho, pois lancei a 1ª Conferência há quase 20 anos, em nossa administração", recordou o prefeito.