Publicado em: 20/07/2011 14:21

Rota do Café recebeu prêmio do Ministério do Turismo

Rota do Café recebeu prêmio do Ministério do Turismo Rota do Café recebeu prêmio do Ministério do Turismo

A Rota do Café, projeto do Sebrae/PR, em parceria com empreendimentos de 15 municípios do Norte do Paraná, foi premiada no último dia 14, em São Paulo, no 6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil. O evento promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, premiou nove casos de sucesso na área do turismo em todo o Brasil. A Rota do Café, da qual Ibiporã faz parte, recebeu o troféu na categoria "roteiro turístico regional".

Estiveram em São Paulo para receber o prêmio, a vice-prefeita Sandra Moya e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, do secretário estadual de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, e de gestores e consultores do Sebrae/PR.

"ARROJO DA ADMINISTRAÇÃO"

De acordo com o prefeito de Ibiporã, José Maria, "este prêmio representa um pouco do arrojo e da determinação da nossa administração em projetar os valores do nosso povo e o acerto Nas ações de colocar Ibiporã na rota do turismo nacional".

A vice-prefeita Sandra Moya, idealizadora da inclusão de Ibiporã na Rota do Café, comemorou a conquista. "Foi através de nossa iniciativa em acreditar no grande potencial turístico do município que apresentei ao Sebrae a proposta do Turismo Cultural e através de um diagnóstico rigoroso, Ibiporã é hoje a única prefeitura a fazer parte da rota, os demais são empreendedores da iniciativa privada", aponta.

FORTALECIMENTO DO TURISMO

A vice-prefeita enfatiza ainda a importância de uma premiação como esta para o município. "Ibiporã, com este prêmio, dá um salto considerável no fortalecimento do turismo local, pois coloca a Rota do Café e conseqüentemente nossa cidade como um importante atrativo, incentivando o interesse dos turistas a conhecerem a rota. Temos agora que investir cada vez mais, melhorar nossa infra-estrutura e aprimorar nossos atrativos."

A restauração da Estação Ferroviária, prossegue Sandra, é mais uma iniciativa que vem se somar a esse investimento. "Atrair o comércio local é também essencial para que juntos possamos agregar valor à economia do município. Assim como temos a indústria, o comércio e a agricultura, que possamos acrescentar o turismo como mais uma fonte de renda para nossa população. Parabéns ao Sebrae, a Ibiporã, aos nossos funcionários, atores, alunos, artesãos, enfim, a toda a população de Ibiporã que recebe nossos turistas com muito carinho, sempre de braços abertos.", afirma a vice-prefeita.

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, aponta o empenho que Ibiporã tem com as questões relacionadas ao turismo. "Ibiporã está realmente conquistando o seu 'lugar ao sol' no tocante ao turismo regional, pois a cidade está inserida em um projeto que, em pouco tempo de existência, já esta sendo premiado pelo Ministério do Turismo. Isso é uma grande honra. Um orgulho!", comemora.

Dutra destaca ainda a motivação de sua Secretaria de seguir desenvolvendo trabalhos na área do turismo. "Enquanto Secretaria estamos ainda mais motivados a fazer com que Ibiporã desponte ainda mais no cenário paranaense e nacional como uma cidade boa para se viver, sem caos urbano e com qualidade de vida invejável. Precisamos unir o poder público, os empreendedores e a sociedade civil para que novas oportunidades sejam criadas e que contribuam para que o desenvolvimento turístico no município seja uma constante", afirma.

Circuito Cultural e Musical do Café

O município de Ibiporã tem uma particularidade marcante na Rota do Café, pois é o único órgão público que integra a rota e também o único dos empreendimentos que oferece uma programação com espetáculo de teatro.

Quando vêm ao município os turistas fazem um circuito cultural que tem início no Cine Teatro Pe. José Zanelli e depois passam pelo Museu de Esculturas ao Ar Livre, com obras dos artistas plásticos Letícia Faria e Henrique de Aragão.

Conhecem a Igreja Matriz (Nossa Senhora da Paz), que recebeu doações dos pioneiros e agricultores do município nos tempos áureos do café. A igreja encanta os turistas por sua arquitetura e por sua beleza, pois é toda ornamentada com obras sacras do artista Henrique de Aragão. Em seguida visitam a Casa de Artes e Ofício Paulo VI, onde podem encantar-se com um verdadeiro santuário artístico. O encerramento do circuito é no Centro do Artesanato, onde podem comprar souvenires com a iconografia de Ibiporã e do Café.

Em seguida, os turistas assistem ao musical 'Coração do Café', que conta a história do romance entre dois imigrantes europeus que vieram ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café. A produção traz à tona recordações da chegada dos imigrantes pelo mar e como se estabeleceram no novo país, nas fazendas cafeeiras. O espetáculo envolve 30 atores locais, num cenário belíssimo que tem encantado o público.