Agricultura

Publicado em: 17/08/2011 15:55

Parceria entre Prefeitura e Emater já auxiliou 287 agricultores em 2011

Parceria entre Prefeitura e Emater já auxiliou 287 agricultores em 2011 Parceria entre Prefeitura e Emater já auxiliou 287 agricultores em 2011

O Instituto Emater de Ibiporã divulgou o relatório quadrimestral de atividades realizadas no município. Os dados, divulgados na última semana, refletem os esforços que a atual administração municipal por meio da secretaria de agricultura e meio ambiente vem realizando com os agricultores, em questão de infraestrutura de estradas e pontes e também de auxílio e capacitação do trabalhador rural. O período engloba os quatro primeiros meses de 2011.

Para se ter uma idéia, só neste período (janeiro, fevereiro, março e abril), o Instituto, em parceria com a prefeitura, já desenvolveu ações de assistência técnica e extensão rural em 12 comunidades do município. São elas: Barra do Jacutinga, Poço Bonito, Engenho de Ferro, Três Figueiras, Guarani, Saltinho, Taquara do Reino, Manancial Jacutinga, Barreirão, Vila Rural Taquara do Reino, Boa Esperança e Água das Abóboras.

De acordo com o prefeito José Maria, essa parceria é importantíssima para que a Prefeitura consiga atender toda a extensão rural com qualidade. “Nós estamos reconstruindo pontes e construindo estradas rurais, procuramos ajudar o maior número de agricultores possível e, graças a parcerias como a estabelecida com a Emater, estamos conseguindo realizar um excelente trabalho com um grande número de agricultores ibiporaenses”, afirmou o Prefeito.

A parceria auxilia a secretaria municipal de agricultura e meio ambiente por meio da elaboração de projetos de abertura de crédito e de investimento e também com a promoção de palestras com uma variada gama de temas como manejo integrado de pragas e doenças, prevenção de perdas na colheita, manejo correto de solo e água, de comercialização, etc.

Além disso, ações de médio e longo prazo tem mostrado bons resultados. Como exemplo, podemos citar a vacinação de Brucelose, a produção de 20 mil mudas nativas e, principalmente, os trabalhos de adequação das estradas rurais.

Ao todo, só nos primeiros quatro meses de 2011, já foram atendidos 287 agricultores, sendo 202 agricultores familiares, 44 patronais e 41 mulheres agricultoras. Para o secretário de agricultura, Antônio Nadir Bigati, os parceiros, assim como o Conselho Municipal de Agricultura, são importantes para juntos promovermos a melhora da vida do agricultor ibiporaense.

A Prefeitura de Ibiporã e o Instituto Emater são parceiros desde 1973. Para viabilizar ações a fim de promover o desenvolvimento rural ibiporaense, realiza parceria não só com a secretaria de agricultura e meio ambiente, mas também de assistência social, de educação e de saúde, além da APMIF e do Samae.