Cultura e Turismo

Publicado em: 18/08/2011 12:05

Arte no Saguão: 'Uma releitura do tarô'

Arte no Saguão: 'Uma releitura do tarô' Arte no Saguão: 'Uma releitura do tarô'

Este mês a agenda cultural Arte no Saguão, da Secretaria de Cultura de Ibiporã, apresenta a exposição 'Uma releitura do tarô', do artista plástico Henrique de Aragão. O lançamento da exposição foi no dia 12 de agosto, no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli, com participação da orquestra Solidariedade Sempre, de Londrina, e com a presença da taróloga e artista plástica de Curitiba, Danielly Dias Sandy, que encantou os presentes com a leitura das cartas.

As peças da mostra são compostas por madeira, bronze, ferro, peças de automóveis recicladas e pintura. De um lado as cartas do tarô e do outro as letras do alfabeto da cabala. A idéia da exposição, segundo o artista, é fazer com que as pessoas vivenciem a arte, redescobrindo-a como parte da vida.

Um dos questionamentos que inspirou Aragão neste trabalho foi: Vale a pena fazer arte? E é ele mesmo, que agora, decorridos dois anos da criação das peças, arrisca uma resposta. "O segredo é entrar em contato com a arte e entender a transcendência que a vida comporta. A obra de arte, depois de concebida, é um novo ser tão completo quanto o artista que a concebeu", declara.

O prefeito José Maria destacou a importância de ter um artista de peso como Henrique Aragão no município. "Quando Henrique completa 80 anos Ibiporã tem o sentimento da gratidão pelas obras que nos legou e pela amplitude que seu trabalho deu a nossa cidade".

Já a vice-prefeita Sandra Moya ressaltou: "Para a administração municipal é uma honra e ao mesmo tempo uma alegria poder contribuir para o lançamento desta exposição, um trabalho inovador que começou em 2007 com um tronco de cedro caído e hoje se transforma nesta belíssima obra: A Releitura do Tarô".

O secretário de Cultura e Turismo e curador da exposição, Júlio Dutra, apontou desafio de organizar uma exposição com tal misticismo. "Ibiporã tem um grande diferencial por ter um artista de tamanha importância que delineou os rumos culturais do município. As obras são místicas e trazem um contexto de arte popular, por mexer com o imaginário de cada um. O Henrique, mais uma vez, surpreendeu ao colocar as cartas do tarô em materiais como o bronze e o ferro de maneira tão harmoniosa e destaca que a intenção da exposição foi valorizar a visão contemporânea do artista sobre a arte milenar, que é o tarô".

A exposição ficará no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli até o dia 25 de setembro.

Homenagem ao artista

"Para a administração municipal é uma honra e ao mesmo tempo uma alegria, poder contribuir para o lançamento desta exposição, um trabalho inovador que começou em 2007 com um tronco de cedro caído e hoje se transforma nesta belíssima obra: a Releitura do Tarô.

E também comemorar os 80 anos do nosso artista Henrique de Aragão. 80 anos vividos a maior parte deles em nosso município, e digo que Ibiporã é uma terra agraciada, não só pelas belezas naturais, como a água, o solo, o clima, a localização, mas muito mais do que isso, é pelas pessoas que aqui vieram e escolherem esta terra para viver.

Muitos constituíram famílias, comércio, profissão, e o Henrique de Aragão também constituiu uma grande família, seja de artistas ou não, mas pessoas que passaram por seus ensinamentos e oportunidades e hoje são homens e mulheres diferenciadas, o que mostra a importância e o valor que a cultura tem na vida de cada um de nós. E é através dela que podemos transformar uma sociedade.

E a nossa sociedade foi transformada, pois se hoje Ibiporã é considerada um município que tem uma grande identidade cultural, ele deu um grande contribuição , plantando sementes que deram muitos frutos, através de seus trabalhos e ensinamentos.

Quero desejar muitas felicidades, ao nosso artista e que continue encontrando a energia que sempre buscou, transformando matéria em grandes obras de arte."

(Sandra Moya, vice-prefeita)