Publicado em: 23/08/2011 11:01

Teatro de bonecos ensina reciclagem às crianças

Teatro de bonecos ensina reciclagem às crianças Teatro de bonecos ensina reciclagem às crianças

Foi realizada no último dia 16, no Centro de Educação Infantil Mãezinha do Céu, a primeira apresentação do grupo teatral Pati e Cia Bonecos, trazendo a peça que ensina às crianças a importância da coleta seletiva e da reciclagem. A iniciativa é da Prefeitura de Ibiporã, realizada por meio de parceria entre o SAMAE e a rede de municipal de ensino.

A peça foi encomendada para a cidade e visa conscientizar os mais novos sobre o lixo. Os responsáveis estão trabalhando para ensinar os mais jovens sobre o problema e criar cidadãos que entendam a gravidade do assunto. Este espetáculo passará por todas as escolas e creches da rede municipal de ensino.

Esta é a segunda vez que o grupo Pati e Cia Bonecos está em Ibiporã fazendo teatro de conscientização. Os artistas usam vários bonecos - animais e seres humanos - para criar um ambiente que chame a atenção dos garotos. O teatro trouxe a dona de casa que descobriu a existência de coleta seletiva em sua cidade. Envergonhada ela pede ajuda dos espectadores para definir em qual lixeira cada material deve ser depositado. Os animais aparecem representando os problemas que o excesso de lixo traz à fauna e flora.

Esta nova estratégia de conscientização é realizada visando criar cidadãos conscientes que cobrem a divisão correta do lixo em suas casas. "Normalmente utilizamos as mídias para conscientizar os adultos. Agora começaremos um trabalho de apresentações escolares que continuarão até novembro ou dezembro, em todas as escolas municipais. As crianças assimilam mais rapidamente a informação e cobram dos pais. Quando o pai é cobrado pelo filho, ele se sente constrangido e isto acaba o deixando mais consciente", comentou diretor de limpeza pública do SAMAE, Miguel Gardini.