SAMAE

 

Publicado em: 12/09/2011 16:21

Medidas de segurança e medicina do trabalho


Whatsapp

 

Medidas de segurança e medicina do trabalho Medidas de segurança e medicina do trabalho

 

        Atendendo a medidas de segurança e medicina do trabalho, os servidores da área operacional do SAMAE e do Parque de Máquinas da Prefeitura realizaram exames preventivos de audiometria para detectar possíveis anormalidades auditivas no desempenho de suas atividades.

       Essas avaliações periódicas são realizadas anualmente e fazem parte de uma série que a Prefeitura de Ibiporã, através da DGSO - Divisão de Gestão de Saúde Ocupacional - está desenvolvendo em parceria com a CPAS - Comissão de Prevenção de Acidentes do SAMAE.

      Segundo o coordenador da CPAS, João Ferreira Nunes, passaram pelo procedimento cerca de 30 trabalhadores que lidam com ruídos em seu dia a dia que podem prejudicar a audição como operadores de maquinários, motoristas de caminhão e até as telefonistas da Autarquia.

      João Nunes afirmou que a avaliação é necessária para avaliar se os equipamentos de segurança (EPI) de uso obrigatório estão sendo devidamente utilizados e se estão surtindo o efeito desejado de proteger o trabalhador.

      Segundo o coordenador da DGSO e Técnico em Segurança do Trabalho Agnaldo Amarildo da Silva, essa atividade de prevenção faz parte de um processo maior, o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que engloba também exames complementares que podem ser solicitados a critério médico e que estão sendo realizados em todos os setores da Prefeitura, incluindo as Autarquias, com o objetivo de resguardar a saúde do trabalhador.

      As atividades de prevenção de saúde ocupacional tiveram prosseguimento durante a semana com a execução do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - onde técnicos de segurança da Prefeitura, do SAMAE e de uma empresa especializada, visitaram os ambientes em que os servidores desempenham suas funções para verificar as condições de trabalho.