Geral

 

Publicado em: 18/02/2021 20:10 | Fonte/Agência: Leonardo Pelisson/NCS/PMI

Administrações municipais de Ibiporã e Londrina, unidas à governança estadual, traçam planos de ação, em conjunto

A aliança entre as cidades permitirá um progresso organizado e colaborará com crescimento e avanço da região metropolitana

Whatsapp

 

Administrações municipais de Ibiporã e Londrina, unidas à governança estadual, traçam planos de ação, em conjunto As tratativas englobaram vários projetos essenciais que viabilizarão a conurbação organizada entre os dois municípios.
Divulgação/PMI

O diálogo foi iniciado tendo como tema: as divisas entre os dois municípios. Através de pauta que definiu os trechos, haverá a homologação de um acordo entre os municípios, após o analise e a aprovação de ambos, e que terá posterior encaminhamento de suas propostas de lei às Câmaras de cada cidade e ao Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná. Esta ação extinguirá as dificuldades de atuação para as gestões e facilitará o avanço dessas áreas.

As tratativas ainda englobaram vários outros projetos essenciais que viabilizarão a conurbação organizada entre os dois municípios, assim como o acesso seguro a cada um. O objetivo além de organizar é fortalecer o desenvolvimento e colaborar com o avanço das cidades desta região.

Os assuntos chave trouxeram avaliações e apontamentos que visaram à compatibilização dos planos de ação para os trabalhos na Estrada dos Pioneiros, nas duas cidades. Os municípios trabalharão em conjunto através de projetos executivos, para o sucesso junto à governança estadual. Tendo também a presença da chefe do Núcleo Regional da Casa Civil, Sandra Moya, falou-se sobre o viaduto do Grêmio.

Tratou-se ainda sobre a continuação da Av. Saul Elkind, que tem sua parte final contida em Ibiporã. Lá se prevê em um futuro breve, por parte do município, o desenvolvimento de uma região industrial, com segurança nas áreas e no trânsito para a qualidade de seus pontos estratégicos.

Marcelo Canhada, secretário de Planejamento da prefeitura de Londrina, registrou em entrevista ao Núcleo de Comunicação da cidade: “[...] o que nós queremos é unir as forças das duas cidades para termos uma melhor condição de viabilizar os recursos e fazer com que os projetos se tornem realidade. Tudo disso vai trazer um novo eixo de desenvolvimento para Londrina e Ibiporã e para a região como um todo.

O prefeito José Maria registrou, em sua fala, a importância da realização desta reunião e da aliança entre os municípios, para o avanço: “Há muito tempo precisávamos pensar na região conurbada de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Jataizinho, e com a administração do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati e de sua atual equipe, teremos condições de avançar muito. Marcamos uma nova reunião para o dia 5 de março, com os técnicos de Ibiporã e de Londrina, os quais já devem trazer dados mais avançados”, concluiu o chefe do Executivo.

Estiveram nesta, o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira; a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil, Sandra Moya; Moacir Sgarione, chefe de gabinete do Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati e o secretário de Planejamento da cidade de Londrina, Marcelo Canhada.

Também esteve presente, Fernando Bergamasco, diretor de Projetos da secretaria de Obras e Pavimentação de Londrina; a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), representada pela Sra. Denise Ziober, e os demais membros técnicos dos setores envolvidos, no gabinete do executivo.