Trabalho

Publicado em: 18/06/2021 16:38 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação/PMI com informações da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária/PMI

A assinatura para contratação dos serviços aconteceu em rápida solenidade, promovida nesta terça-feira (15/06).

Administração municipal assina contrato com SEBRAE/PR, e passa a promover ações de desenvolvimento econômico Sérgio Ozório, Fabrício Bianchi, José Maria Ferreira e Gustavo Sá.
Divulgação/PMI

Em tempos onde a gestão pública assume um papel ainda mais importante na tomada de decisões, o delicado cenário vivido torna as medidas que visam minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia, ainda mais essenciais.

Foi pensando nisso, que a administração municipal, na última terça-feira (15/06), realizou a assinatura do contrato, após análise e levantamento, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/PR.

O Programa de Desenvolvimento Econômico contratado pelo Executivo Municipal, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, tem o valor de R$388 mil e engloba as seguintes ações:

1. Diagnóstico e elaboração de um Plano de Ação na área de Inovação e Tecnologia;

2. Apoio na execução do Plano de Ação de Inovação e Tecnologia;

3. Implantação do Programa Municipal de Compras Públicas;

4. Plano de Retomada da Economia;

5. Planejamento Estratégico do Município;

6. Capacitação em Liderança;

7. Programa de Aceleração para Microempreendedores Individuais;

8. Implantação do Programa de Agricultura Familiar (cultivo de orgânicos).

Fabrício Bianchi, gerente do SEBRAE/PR, registrou em fala, que “a temática do planejamento e da execução, promovidas pela cooperação técnica, gera entusiasmo à instituição e torna possível a identificação das muitas potencialidades que a cidade tem”, Bianchi acrescentou ainda: “a liderança que permite o crescimento da cidade, é a mesma que possibilita a identificação de potenciais e a realização do trabalho.”

O consultor sênior Sérgio Ozório, também da instituição, complementou parabenizando o chefe do Executivo, a cidade, sua população e dizendo: “Estamos aqui firmando um acordo de promoção das ações de incentivo ao empresário, às empresas e às demais lideranças do município. Não tenho dúvidas que estas ações gerarão muitos frutos. É pela atração de novos negócios, pelo incentivo ao empreendedorismo e pelo desenvolvimento desta belíssima cidade. Viva Ibiporã!”

Registrou também suas palavras pela assinatura do contrato, o Secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Gustavo Sá: “Nós queremos agradecer muito à equipe do SEBRAE/PR pelo apoio de sempre, inclusive na Sala do Empreendedor. Queremos agradecer também ao prefeito José Maria pelo constante incentivo, espaço à inovação e ao empreendedorismo. Nós vamos fomentar o microeemprededor e trazer mais benefícios à geração de negócios. Serão muito positivos os frutos que colheremos dessas ações do futuro.”

Posterior ao ato solene desta terça-feira, o prefeito José Maria Ferreira, em fala referente às ações, à assinatura do contrato e o que está sendo promovido pela administração objetivando o desenvolvimento, registrou: “A assinatura deste contrato no valor de R$388 mil nos auxiliará, assim como o termo de cooperação técnica, no planejamento para os investimentos do futuro, e a nossa cidade acredita, que a melhor escolha, é fazer o desenvolvimento com planejamento, valorizando a qualidade de vida, o respeito ao cidadão e ao meio ambiente”. O prefeito ainda completou, referenciando a parceria já firmada no passado entre município e SEBRAE/PR, exaltando a importância da ação que volta a acontecer no presente.

Somadas às contratações do município, o SEBRAE/PR realizará diversas ações de apoio às micro e pequenas empresas, além de suporte técnico à Sala do Empreendedor, de forma 100% subsidiada pela própria instituição.

Serão promovidos de forma gratuita no município, os seguintes serviços:

1. Sistema de Gestão da Sala do Empreendedor;

2. Capacitações e consultorias para MEIs na Sala do empreendedor;

3. Atendimento e acompanhamento através do Suporte Sala do Empreendedor do Sebrae PR;

4. Atendimento e acompanhamento através da Central de Relacionamento Digital de Ambiente;

5. Capacitação do Atendente da Sala do Empreendedor;

6. Capacitação de Agente de Desenvolvimento;

7. Capacitação de Agente de Crédito;

8. Apoio em Programa de Crédito;

9. Realização de Diagnóstico da Lei Geral;

10. Sensibilização, Planejamento e Acompanhamento das reuniões do Comitê Gestor;

11. Porta a Porta (consultorias em gestão e inovação para empresas);

12. Implantação do Programa Educação Empreendedora - Ensino Fundamental.

Será através da iniciativa da administração municipal, da contratação dos serviços e das ferramentas do SEBRAE/PR, que se darão as medidas de desenvolvimento de estratégias e promoção das ações para a melhoria e a potencialização do desenvolvimento econômico e social de Ibiporã.