Educação

Publicado em: 13/08/2021 17:38 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social PMI

A parceria visa capacitar tanto professores que atuarão na educação bilíngue, quanto alunos da escola selecionada.

Administração municipal assina termo de fomento com FAUEL para implementação de ensino bilíngue Prefeito José Maria e diretora-presidente da FAUEL, profª Graça Maria Simões Luz assinam o Termo de Fomento.

Na manhã de sexta-feira (13/08/2021), o prefeito José Maria Ferreira assinou o Termo de Fomento com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).

Estavam presentes o secretário de Educação Antonio Prata Neto, a vice-prefeita Maricélia de Sá, a diretora-presidente da FAUEL, professora Graça Maria Simões Luz, a assessora de projetos da FAUEL, Mariele Cestari, a coordenadora do projeto e mestranda em Educação, professora Vivian Saviolli, a professora da Universidade Estadual de Londrina, Dra. Michele El Kadri, o professor colaborador da Universidade, Ms. ATef El Kadri, as diretoras pedagógica e administrativa da Secretaria de Educação, Josilaine Amancio e Marianna Reghin, a coordenadora de língua inglesa da rede de ensino municipal, Luciana Bressan e a auxiliar administrativa Fernanda Paes, que intermediou a parceria entre FAUEL e administração municipal.

Com valor de R$ 250.000,00, o termo foi desenvolvido de acordo com a Lei nº 13.019/2014, que regulamenta as parcerias entre as Organizações da Sociedade Civil e a Administração Pública. Uma vez firmada a parceria, o município implementará a primeira escola bilíngue do Paraná, sendo mais uma iniciativa pioneira da gestão, possibilitando aos ibiporaenses o acesso a um formato de educação que, atualmente está inserido apenas no ensino privado.

Na ocasião, o prefeito José Maria ressaltou a importância de olhar a educação como um dos pilares de desenvolvimento das crianças. Além disso, deve-se levar em conta a relevância do aprendizado de um segundo idioma, que irá proporcionar maiores chances futuras no mercado de trabalho.

Considerando também a infância como o período mais proveitoso para se aprender e guardar informações, a introdução de uma nova língua, desde os anos iniciais, irá trazer ainda mais benefícios para os alunos da rede municipal. Dessa forma, no primeiro ano de projeto, serão contemplados 50 professores e até 250 alunos do Berçário I, Berçário II, Maternal, Pré I, Pré II, 1º e 2º ano do ensino fundamental.

O trabalho será realizado por uma equipe multidisciplinar da FAUEL, coordenada pela professora Ms. Vivian Bergatini Saviolli, atual coordenadora de educação infantil da St. James International School. Caberá à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina, proporcionar assessoria e consultoria à secretaria de Educação, incluindo a elaboração do projeto político pedagógico, desenvolvimento do currículo integrado, produção de material didático, formação de professores para o contexto bilíngue, além do acompanhamento presencial e remoto durante todo o processo de implementação.

A escola municipal selecionada para desenvolvimento do projeto, contará com ensino integrado português/inglês, abrangendo toda a comunidade escolar, desde equipe administrativa, recepção, auxiliares de cozinha e limpeza. De acordo com o secretário Prata Neto, esta ação irá desenvolver uma maior imersão do aluno, proporcionando o aprendizado natural de ambos os idiomas, em todos os conteúdos ministrados.

⌙ CONTINUE CONHECENDO A PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA BILINGUE DO PARANÁ, ACESSANDO:

- Administração municipal e FAUEL realizam aula inaugural de formação de educadores para o ensino bilíngue - CLIQUE AQUI

- Prefeito José Maria entrega apostilas à primeira escola pública bilingue do Paraná, em Ibiporã - CLIQUE AQUI

- Com investimento de mais de R$2.3 milhões, administração municipal inicia instalação de climatizadores em todas as salas de aula da rede municipal de ensino - CLIQUE AQUI

⌙ AINDA SOBRE ISSO:

- Em parceria com Estado, Ibiporã terá primeira escola bilíngue na rede municipal (Agência Estadual de Notícias) - CLIQUE AQUI

ATÉ PARA TURMAS DA PRÉ-ESCOLA! Ibiporã terá primeira escola municipal bilíngue do Paraná (Bonde.com.br) - CLIQUE AQUI

- Ibiporã prepara projeto de escola pública bilíngue para ensino infantil e fundamental (CBN) - CLIQUE AQUI

- Ibiporã deverá ter primeira escola pública bilingue do Paraná (Folha de Londrina) - CLIQUE AQUI

- Inédita no Paraná, Ibiporã terá primeira escola bilíngue na rede municipal (Bem Paraná)CLIQUE AQUI