Geral

Publicado em: 01/09/2021 15:05 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN)

Prefeito José Maria Ferreira, secretária de Saúde Leiliane de Jesus e Paulo Boçois, diretor do Hospital Cristo Rei estiveram em Curitiba, onde receberam, do Governo do Estado, a ampliação do investimento e das ofertas de serviços para o Hospital

Em Curitiba, administração municipal e Hospital Cristo Rei recebem R$ 9,8 milhões em incremento de custeio ao contrato firmado entre Estado e instituição Prefeito José Maria fala aos prefeitos da região norte, ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e à demais autoridades estaduais, em solenidade de assinatura de novo contrato entre a governança estadual e os hospitais filantrópicos da região
Geraldo Bubniak/AEN

Integrante da 17ª Regional de Saúde, o Hospital Cristo Rei de Ibiporã, assim como os hospitais São Rafael (Rolândia) e a Santa Casa de Cambé, estava há muitos anos sob intervenção, modalidade jurídica que permitia subvenções (recursos livres), para mantê-lo em funcionamento.

A partir da ação oficializada nesta terça-feira (31), neste novo contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o convênio pela oferta de serviços, será transformado em produção via Sistema Único de Saúde (SUS), prática que permitirá boa governança aos hospitais e melhor cobertura à região por meio de seus serviços.

Em um investimento total de R$ 55,4 milhões em incrementos de custeio ao longo dos 60 meses de contrato às três instituições, a ação representa a soma de quase R$ 1 milhão por mês, o que permite, a partir destes novos contratos - assinados nesta terça-feira (31) pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, em cerimônia no Palácio Iguaçu - que os três centros médicos saiam do período de intervenção, contando assim com um novo fôlego financeiro.

Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), o prefeito José Maria registrou: “esta é uma ação importante de suporte ao Hospital Cristo Rei e às outras instituições que apoiam nossa região por meio de sua atenção à saúde. Este contrato possibilita que uma programação seja feita, ao longo dos próximos cinco anos, pelas administrações dos hospitais dando-os possibilidades que os atribuem credibilidade. Ibiporã agradece a dedicação dos parlamentares e do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, e sua parceria”, concluiu o prefeito.

A partir deste novo contrato, o Hospital Cristo Rei terá convênio ampliado de R$ 692 mil para R$ 856 mil mensais – um apoio de R$ 9,8 milhões em 60 meses.

Também em fala à AEN, em matéria já publicada, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior destacou: “a estratégia do Estado para a saúde é descentralizar o atendimento, fazer com que a saúde esteja cada vez mais perto das pessoas. E a assinatura desses novos contratos é mais um passo dado para avançar com esse planejamento, o que permite desafogar cidades maiores como Curitiba, Londrina e Cascavel”, ressaltou o governador.

Beto Preto, Secretário de Estado da Saúde destacou que a rede filantrópica de hospitais é essencial para os paranaenses e o atendimento a eles ofertado. O secretário ainda registrou: “são mais serviços e mais atendimentos que vão se refletir na saúde da população. Um contrato perene que ajuda a aliviar a administração hospitalar”.

Ainda de acordo com Beto Preto, os hospitais que receberam o incremento dos custeios, são essenciais para a retomada das cirurgias eletivas – haverá ainda um aporte de R$ 50 milhões que será feito pelo Governo do Estado, para a realização dos procedimentos em 2022, desafogando a demanda represada durante a pandemia.

Também presente na solenidade, Leliane de Jesus, Secretária Municipal de Saúde, registrou em entrevista: a assinatura deste novo contrato, somando importantes valores aos custeios do Governo do Estado ao Hospital Cristo Rei, é certamente muito bem recebida pela instituição e pela Saúde de Ibiporã. Esta ação somarar-se-a às possibilidades e às ações de zelo realizadas na saúde pela administração José Maria, na saúde básica. O Hospital Cristo Rei recebe os referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde e pela Unidade de Pronto Atendimento 24h, sendo um importante protagonista em nossa cidade”, concluiu a secretaria.

Paulo Boçois de Oliveira, diretor dos hospitais São Rafael (Rolândia) e Cristo Rei registrou: “organizamos os hospitais para que possam produzir mais. Com isso, o Governo prova que é possível oferecer uma saúde de excelência à população. Ficamos agradecido ao trabalho dos parlamentares, do Governo do Estado e do prefeito que é amigo e lutou por tudo isso”, destacou o diretor dos hospitais Cristo Rei e São Rafael, Paulo Boçois de Oliveira.

Participaram da cerimônia o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os deputados estaduais Cobra Repórter, Doutor Batista, Emerson Bacil, Evandro Araújo, Tercílio Turini e Tiago Amaral; a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil da Região de Londrina, Sandra Moya; a diretora-geral da Santa Casa de Cambé, Tatiana Müller; os vereadores de Ibiporã, Augusto Semprebon e Rafael Eik Ferreira; o Secretário Municipal do Trabalho, Gustavo Toneli de Sá, e os prefeitos Conrado Scheller, de Cambé e Ailton Maistro, de Rolândia.