Inserido em um pacote de medidas de desenvolvimento econômico implantadas pela administração José Maria, em parceria com o SEBRAE/PR, os diagnósticos e o Plano de Ação de Inovação e Tecnologia fazem parte das práticas de fomento às potencialidades locais. O diagnóstico de inovação tem o objetivo de realizar um mapeamento das competências produtivas e técnico-científicas instaladas no município, combinado com uma análise de tendências e cenários, definindo as oportunidades na temática inovação, para na sequência desenhar um plano de ação para potencializar a inovação no ecossistema local.
Sobre os trabalhos iniciados no mês de agosto, o prefeito José Maria comentou: “essas são reuniões promovidas pela administração municipal, por meio da secretaria do Trabalho e realizadas no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI). Unindo empresários, lideranças, representantes de diversas instituições locais, a equipe do SEBRAE/PR e o Poder Público temos a chance de encontrar, nos diversos atores da inovação, que a enxergam como força motriz, caminhos para o desenvolvimento social e econômico. Estamos diagnosticando e elaborando ações no presente, para construirmos uma Ibiporã do futuro. Estamos crescendo com engajamento e compromisso, gerando possibilidades. É para que avancemos, com planejamento, sem deixar ninguém para trás”, concluiu o prefeito.
O diagnóstico e o plano de ação seguem por etapas, realiza-se o mapeamento do cenário atual, identificam-se as principais tendências e oportunidades, e então, desenham-se as estratégias de desenvolvimento de um ambiente cada vez mais favorável à inovação em Ibiporã. A primeira reunião foi realizada dia 04 de agosto e os trabalhos serão desenvolvidos nos próximos meses. Ao final será apresentado um relatório final com um mapeamento e um plano de ação para implementação no município de Ibiporã.
Promover ações que fortaleçam e estimulem o desenvolvimento de novas iniciativas e negócios inovadores é fundamental para criar um ambiente que promove conexões, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, visando o desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições. Por isso a administração municipal, por meio da secretaria do Trabalho, tem empregado esforços para potencializar a inovação no ecossistema local com a participação de um conjunto de parceiros.