Trabalho

Publicado em: 01/10/2021 13:47 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária/PMI

Administração municipal conclui duas turmas de qualificação profissional em manutenção de motores de motocicletas

Cursos promovidos pela administração municipal qualificam e enviam mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e continuam em atividade diária

Divulgação/PMI

Aconteceu na última de terça-feira (28), na Unidade Móvel do SENAI, instalada no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), o encerramento de duas turmas do curso de Manutenção de Motores de Motocicletas, promovido pela governança municipal, com recursos próprios.

O curso, promovido pela administração, por meio da Secretaria do Trabalho e sua Divisão de Qualificação Profissional, teve como executor o SENAI – Londrina. Preparando a mão de obra e inserindo-a no mercado de trabalho, considerando as vagas ofertadas na Agência do Trabalhador de Ibiporã pelas empresas da área instaladas no município.

Com carga horária de 60 horas, divididas entre teoria e prática, os alunos tiveram acesso a conteúdos como: metrologia – instrumentos de medição; escala; calibre de lâminas; paquímetros; micrometros; relógio; computador; medidores e comparadores de diâmetro interno (imicros e súbitos); taquímetros e goniômetros; manual de reparações de motores; procedimentos de inspeção; desmontagem e montagem; teste e manutenção de cabeçote, cilindro, pistão/anéis, árvore de manivelas, embreagem e transmissão primária; sincronismo; lubrificação; ciclo de funcionamento; ferramentas e equipamentos, seus tipos, características e aplicações assim como manutenção, limpeza e conservação delas.

Vale informar que, foram realizados contatos com representantes de diversas empresas do ramo com o intuito de aproximar os empresários da mão de obra qualificada.

Na oportunidade, o prefeito José Maria Ferreira enfatizou a importância de parcerias, como esta com o SENAI/PR, pela qualificação profissional, pela inserção do cidadão no mercado de trabalho, pela geração de renda e de oportunidades por meio do trabalho sério que vem sendo executado desde o início da gestão. O prefeito informou ainda, em primeira mão aos concluintes e ao instrutor do curso, que uma empresa do município demonstrou interesse em contratar os formandos, já apresentando, na oportunidade, uma vaga de auxiliar de mecânico.

Vale destacar que mecânico de motocicletas é uma profissão que tem se destacado e está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro, de acordo com levantamentos realizados nos últimos meses. O aumento da frota em circulação por ser uma opção econômica e ágil de mobilidade, e devido às condições facilitadas de pagamento, são os principais responsáveis pelo aumento da procura por estes profissionais e tê-los prontos para este mercado, em Ibiporã, tem sido uma realidade.

O cidadão encontra os cursos gratuitos com matrículas abertas e promovidos pela administração municipal, CLICANDO AQUI, ou acessando o site da Prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br), na aba QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - CURSOS GRATUITOS.