A administração municipal iniciou, nesta terça-feira (22), dia mundial da água, o plantio das primeiras mudas de árvores nativas que compõem o número de 75 mil árvores em celebração aos 75 anos de Ibiporã.
A área que recebeu as primeiras árvores está localizada na Rua Amazonas, próximo a Unidade de Pronto Atendimento 24h e contou com a presença dos moradores da região.
“É sobre a relação entre o ser humano e a natureza, o respeito, a consciência em preservá-la e a transformação da cidade. Qualidade de vida advém também daquilo que a natureza e o meio ambiente nos proporcionam. A arborização nos dá a sombra, o conforto térmico, nos dá proteção, a absorção dos raios solares, da poluição atmosférica, entre muitos outros benefícios”, registrou o prefeito José Maria Ferreira.
O chefe do Executivo ainda explicou sobre a importância da conscientização também às crianças. Elas participaram por meio da escola, da ação de plantio acontecida nesta terça-feira (22), e o prefeito comentou: “desde pequenos devemos aprendemos a ter amor e a respeitar a natureza, precisamos de adultos engajados e preocupados com o hoje e com o amanhã. É semear a ideia, fazer germinar a prática e preservar o que já temos”, observou.
Prefeito José Maria fala sobre a importância de ações que engajam o cidadão nos cuidados com a cidade, respeito ao meio ambiente e ao que a natureza nos proporciona
O plantio das mudas foi realizado pela gestão por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com o apoio da secretaria de Obras e Planejamento, somando esforços também aos professores e alunos do Colégio Ética, sedeado naquela região.
De acordo com a gestora educacional do colégio, Jheniffer Furlan, envolver as crianças em ações de conscientização e de preservação ao meio ambiente é fundamental. São os primeiros passos para a formação de um cidadão pronto e ciente dos seus direitos e deveres. A gestora cumprimentou a administração e registrou os parabéns pela iniciativa.
Em fala, a vereadora Maria Aparecida Galera, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, registrou: “é compromisso de todos nós cuidar e zelar pela natureza, do meio ambiente como um todo. Dos animais, das plantas, das águas. Cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos.”
Em toda a extensão do local estão sendo plantadas aproximadamente 1.000 árvores, entre ipês-amarelos [Handroanthus chrysotrichus (Mart. ex A.DC.) Mattos; ipês-branco [Handroanthus albus (Cham.) Mattos e ipês-roxos ou ipês-rosas [Handroanthus heptaphyllus (Mart.) Mattos, sendo todos eles nativos.
“Desde o início da nossa administração tratamos com seriedade a questão de preservamos e catalogarmos nossas nascentes, de cuidar dos nossos espaços e principalmente, de incentivarmos a preservação e as ações inteligentes e sustentáveis. Plantar as 75 mil árvores nativas em Ibiporã, além de cuidarmos da cidade e de onde vivemos, é celebrar, ao longo do tempo e lembrarmos sempre, do nosso jubileu de diamante, com respeito à Terra Bonita”, concluiu o chefe do Executivo.
Estiveram presentes a primeira-dama, presidente de honra e voluntária da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira; a vice-prefeita, Mari de Sá; os secretários Luis Shimizu e Juarez Afonso Ignácio; os vereadores, Pedro Luiz Chimentão, Diego Barbosa da Fonseca (Dieguinho); Rafael Eik Ferreira; Augusto Semprebon; Maria Aparecida Galera e Rafael do Nascimento, além de professores e alunos do Colégio Ética.