RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

Publicado em: 24/03/2022 12:52 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente/PMI

Administração municipal inicia oficialmente plantio das 75 mil árvores em comemoração aos 75 anos de Ibiporã

Prefeito José Maria Ferreira realizou plantio das primeiras árvores desta jornada em respeito ao meio ambiente, junto a moradores da região, secretários, vereadores, professores e alunos

Divulgação/PMI

A administração municipal iniciou, nesta terça-feira (22), dia mundial da água, o plantio das primeiras mudas de árvores nativas que compõem o número de 75 mil árvores em celebração aos 75 anos de Ibiporã.

A área que recebeu as primeiras árvores está localizada na Rua Amazonas, próximo a Unidade de Pronto Atendimento 24h e contou com a presença dos moradores da região.

“É sobre a relação entre o ser humano e a natureza, o respeito, a consciência em preservá-la e a transformação da cidade. Qualidade de vida advém também daquilo que a natureza e o meio ambiente nos proporcionam. A arborização nos dá a sombra, o conforto térmico, nos dá proteção, a absorção dos raios solares, da poluição atmosférica, entre muitos outros benefícios”, registrou o prefeito José Maria Ferreira.

O chefe do Executivo ainda explicou sobre a importância da conscientização também às crianças. Elas participaram por meio da escola, da ação de plantio acontecida nesta terça-feira (22), e o prefeito comentou: “desde pequenos devemos aprendemos a ter amor e a respeitar a natureza, precisamos de adultos engajados e preocupados com o hoje e com o amanhã. É semear a ideia, fazer germinar a prática e preservar o que já temos”, observou.

Prefeito José Maria fala sobre a importância de ações que engajam o cidadão nos cuidados com a cidade, respeito ao meio ambiente e ao que a natureza nos proporciona

O plantio das mudas foi realizado pela gestão por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com o apoio da secretaria de Obras e Planejamento, somando esforços também aos professores e alunos do Colégio Ética, sedeado naquela região.

De acordo com a gestora educacional do colégio, Jheniffer Furlan, envolver as crianças em ações de conscientização e de preservação ao meio ambiente é fundamental. São os primeiros passos para a formação de um cidadão pronto e ciente dos seus direitos e deveres. A gestora cumprimentou a administração e registrou os parabéns pela iniciativa.

Em fala, a vereadora Maria Aparecida Galera, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, registrou: “é compromisso de todos nós cuidar e zelar pela natureza, do meio ambiente como um todo. Dos animais, das plantas, das águas. Cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos.”

Em toda a extensão do local estão sendo plantadas aproximadamente 1.000 árvores, entre ipês-amarelos [Handroanthus chrysotrichus (Mart. ex A.DC.) Mattos; ipês-branco [Handroanthus albus (Cham.) Mattos e ipês-roxos ou ipês-rosas [Handroanthus heptaphyllus (Mart.) Mattos, sendo todos eles nativos.

“Desde o início da nossa administração tratamos com seriedade a questão de preservamos e catalogarmos nossas nascentes, de cuidar dos nossos espaços e principalmente, de incentivarmos a preservação e as ações inteligentes e sustentáveis. Plantar as 75 mil árvores nativas em Ibiporã, além de cuidarmos da cidade e de onde vivemos, é celebrar, ao longo do tempo e lembrarmos sempre, do nosso jubileu de diamante, com respeito à Terra Bonita”, concluiu o chefe do Executivo.

Estiveram presentes a primeira-dama, presidente de honra e voluntária da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira; a vice-prefeita, Mari de Sá; os secretários Luis Shimizu e Juarez Afonso Ignácio; os vereadores, Pedro Luiz Chimentão, Diego Barbosa da Fonseca (Dieguinho); Rafael Eik Ferreira; Augusto Semprebon; Maria Aparecida Galera e Rafael do Nascimento, além de professores e alunos do Colégio Ética.