Geral

Publicado em: 29/06/2022 17:42 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI

FUNDEPAR completa 60 anos de história com evento especial, lembranças, novas metas e homenagem aos ex-diretores-presidentes

Prefeito José Maria Ferreira que atuou no Instituto nos anos de 2019 e 2020 foi lembrado com carinho pelos membros do FUNDEPAR e do Governo do Paraná

Completando 60 anos de existência neste 2022, a Fundação Educacional do Estado do Paraná – FUNDEPAR foi instituída em 1962 com a finalidade de construir prédios escolares para instituições públicas, fornecer equipamentos para as salas de aula e distribuir a alimentação escolar. Na época, pela Lei Nº 4.599/62, a entidade, sem fins lucrativos, administrava o Fundo Estadual de Ensino.

Em 1979, a FUNDEPAR foi reorganizadada pela Lei Nº 7.253/79 e tornou-se pessoa jurídica de direito privado. O intuito passou a ser o incentivo e amparo do desenvolvimento e da difusão das atividades educacionais no Paraná.

O estatuto da FUNDEPAR foi aprovado pelo Decreto Nº 1.841/80 e transformou-se em uma autarquia pela Lei Nº 9.663/91. E com a publicação do Decreto Nº 1.772/92 passou a ser chamado de Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná.

Após a extinção da FUNDEPAR, em 2007 e a formação de superintendências, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) ressurgiria no futuro com a Lei N.º 18.418/2014, como entidade autárquica, de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e receitas próprios, autonomia administrativa, técnica e financeira, integrante da administração indireta do Estado, vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SEED).

A efetivação do novo Instituto FUNDEPAR acontece em 2017 com pastas de planejamento, coordenação e execução de projetos, obras e serviços de engenharia e edificações; coordenação de alimentação e nutrição escolar; coordenação de material e suprimentos; e coordenação de transporte escolar.

Em evento realizado na capital Curitiba nesta quarta-feira (29), o aniversário de 60 anos do FUNDEPAR foi marcado por uma linha de tempo histórica, com destaques aos seus serviços prestados em favor da Educação do Paraná e de seus alunos. Do enfrentamento dos desafios e da lembrança e homenagem aos ex-diretores-presidentes do Instituto.

Prefeito José Maria Ferreira; Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder (Esq.) e diretor-presidente do FUNDEPAR, Marcelo Pimentel Bueno (Dir.).

Presente, José Maria Ferreira que esteve no cargo a convite do governador Carlos Massa Ratinho Júnior foi homenageado pelos integrantes e por aqueles que compartilharam a gestão com o hoje prefeito de Ibiporã. Em discurso, José Maria compartilhou: “eu gostaria de agradecer de coração esta homenagem. É uma alegria enorme para todos nós, ex-diretores-presidentes e demais servidores do FUNDEPAR. A missão que assumi a convite do governador Carlos Massa Ratinho Júnior em 2019 preencheu meu coração e lá permaneci e fiz muitos amigos, contudo, este mesmo coração esteve, em 2020, dividido, pois eu tinha um compromisso e uma responsabilidade histórica com Ibiporã. E assim tomei a decisão, voltei como candidato a prefeito e hoje me dedico novamente a ela”, concluiu.

O chefe do Executivo Municipal, ainda em discurso destacou a importância do FUNDEPAR para o Paraná, para a Educação e agradeceu a sempre confiança do governador Ratinho Júnior e por tê-lo convidado, e o Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder - presente na solenidade - pelo apoio desde o início. José Maria Ferreira parabenizou também o atual diretor-presidente do Instituto, Marcelo Pimentel Bueno e todos aqueles que com firmeza e trabalho transparente, o conduziram.

Ainda sobre o mesmo tema, José Maria Ferreira, em evento acontecido na última quinta-feira (23) na cidade de Londrina, foi cumprimentado pelo ex-Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto que registrou: “o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, no início do seu governo, convidou José Maria, em um momento difícil para o FUNDEPAR e para a Educação do Paraná - acreditando em uma pessoa que por si só representa a retidão e a competência - por um salto de credibilidade e uma mudança de página na história. O governador convidou José Maria Ferreira para ser o diretor-presidente do FUNDEPAR”, concluiu.