Aconteceu nesta quinta-feira (5) na sala de reuniões do Gabinete do Executivo, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para a gestão 2023-2026, que foram eleitos na 15ª Conferencia Municipal de Saúde no dia 23 de novembro de 2022, realizada no salão do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).
O prefeito José Maria iniciou a reunião felicitando a riqueza e a profundidade da última conferencia e parabenizando os eleitos: “Gostaria de ressaltar que a última conferência me surpreendeu em organização e com as propostas extremamente viáveis de execução. Sabemos relevância do trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) junto à secretaria e a população. Tenho certeza que teremos uma gestão com atuação efetiva, apresentando soluções e auxiliando na melhor direção de melhorias para a saúde”, ressaltou o gestor municipal.
O momento contou também com a fala de alguns conselheiros, que de maneira geral fizeram sugestões e elogios tanto para o CMS, para a administração e afirmaram em suas colocações que Ibiporã é destaque na saúde em termos de assistência médica, assistência farmacêutica, além de ter uma equipe de saúde da família, que assistem de maneira ímpar a população.
Estiveram presentes também, a vice-prefeita Mari de Sá, a secretaria de Saúde Leiliane de Jesus,o diretor de saúde Ilto de Souza e a nova composição do Conselho Municipal de Saúde formada por representantes do governo, dos usuários, dos profissionais de saúde e dos prestadores de serviços.
SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IBIPORÃ
O Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã (CMS) tem caráter permanente, deliberativo e colegiado, composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários. É um órgão normativo do Sistema Único de Saúde (SUS), consultivo e fiscalizador das ações e dos serviços de saúde no âmbito do município de Ibiporã, responsável pelo planejamento, acompanhamento, controle e avaliação da saúde no Município.
Tem como base o contido na Lei Municipal 2469/2011 e Lei Orçamentária Atual 2.975/2018 que altera a lei 2.904/2017 relativo ao plano Plurianual 2018-2021. Decide sobre as matérias de que tratam este Regimento Interno, sobre assuntos que lhe são submetidos e também atua nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores públicos e privados, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS.
FORAM EMPOSSADOS PARA O MANDATO 2023-2026:
1- Titular: COREN-PR – Conselho Regional de Enfermagem do Paraná
Suplente: SINDACS
2- Titular: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiporã – SINDSERV;
Suplente: Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã –ASMI.
3- Titular: Conselho Regional de Odontologia-CRO;
Suplente: CRF-Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná.
4- Titular:Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã –ASMI
Suplente: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiporã – SINDSERV.
1- Titular: Associação da Santa Casa de Ibiporã-Hospital Cristo Rei;
Suplente: Associação da Santa Casa de Ibiporã-Hospital Cristo Rei
2- Titular: Laboratório São Jorge S/S;
Suplente: APAE - Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Ibiporã.
1- Titular: Ilto de Souza (Diretor Municipal de Saúde);
Suplente: Carolina Santana Siqueira(Coordenadora de Atenção Primária emSaúde)
2- Titular: Leiliane de Jesus de Martini Lopes Vilar (Secretária Municipal de Saúde)
Suplente: Juliana Motta Gonçalves (farmacêutica coordenadora da CAFI)
1-Titular: Marlene Rosa de Almeida Costa (capela Nossa senhora de Fatima);
suplente: Olga Rocha Botega (OAB- Ordem dos advogados do Brasil);
2-Titular: Thayene Leite Rodrigues (capela Nossa senhora de Fatima);
suplente: Marli Emerenciano (Associação de Moradores dos residenciais LourençoBaccarim,Pedro Baise, Milenium, São João e Canesso);
3-Titular: Elyene de Jesus Moreira(capela Nossa senhora de Fatima)
Suplente José Carlos da Silveira(Igreja Presbiteriana Independente de Ibiporã - EspaçoVida);