No dia 25/3 (terça-feira), a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento de Compras e Licitações, foi convidada para a Reunião do Comitê Territorial promovida pelo Sebrae. O evento teve como destaque a apresentação das conquistas regionais através do Núcleo Regional de Compras Públicas, com a presença de consultores do Sebrae e representantes dos municípios de Londrina e Cambé.
O Comitê Territorial é um colegiado formado por lideranças públicas e privadas, com o objetivo de promover e articular ações que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento local a partir da valorização de micro e pequenas empresas, incentivando a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia regional.
O diretor do Departamento de Compras e Licitações de Ibiporã, Mário Reghin, destacou a parceria de longa data entre o município e o Sebrae, que tem contribuído para avanços significativos na rotina do setor. Entre os destaques, estão a adequação dos editais à nova Lei de Licitações – incluindo a obrigatoriedade do mapa de riscos e o uso de links para facilitar o acesso a documentos.
Reghin também enfatizou a importância da cooperação entre Sebrae e o Tribunal de Contas, que tem proporcionado maior segurança jurídica aos processos. “O programa Ibiporã + Compras, instituído pelo Decreto 356/2024, busca ampliar o acesso ao mercado para micro e pequenas empresas locais e da região metropolitana de Londrina. Já realizamos 21 processos desde sua implementação. Isso só é possível graças ao apoio do prefeito José Maria Ferreira, que tem dado respaldo total ao nosso trabalho e valorizado iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou.
Durante a reunião, André Chen, gestor do Programa Compra Londrina e membro da Gerência de Incentivo às Compras Locais, também pontuou a relevância da troca de experiências entre os municípios. “Tenho certeza de que a integração entre as cidades vai resultar em contratações mais eficientes, tanto nos processos licitatórios quanto na escolha de fornecedores”, avaliou.
Para o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, a participação do município no Comitê Territorial reforça o compromisso da administração com a valorização da economia local. “É fundamental pensarmos o desenvolvimento de forma integrada, começando pelo nosso município e se estendendo à região. Ao priorizar fornecedores locais, estamos facilitando a comunicação, fortalecendo empreendedores próximos e gerando empregos especialmente no setor de serviços”.
A participação de Ibiporã na Reunião do Comitê Territorial reforça o comprometimento do município com a modernização das compras públicas e a implementação de políticas de fomento ao desenvolvimento econômico local.