A Prefeitura por meio da secretaria de Planejamento realizou a primeira visita técnica guiada ao espaço ao Parque Geminiani Momesso, um espaço que abrigará o maior museu a céu aberto de arte brasileira do mundo.
O grupo percorreu cada detalhe do espaço, absorvendo conhecimento arquitetônico e cultural, além de mergulhar na grandiosidade desse projeto que promete transformar a cidade. Segundo o Secretário de Planejamento, o arquiteto e urbanista Julio Dutra, o principal intuito foi fazer com que a equipe da secretaria que é a responsável em projetar, reorganizar os espaços públicos e estar pensando a cidade e seus ambientes , conhecesse a grandiosidade desse projeto que será um divisor de águas no município pois estará gerando uma transformação tanto no aspecto urbano como turístico local e impactará diretamente no desenvolvimento. O arquiteto também esteve em São Paulo na Pinacoteca representando a administração no lançamento do livro IMAGINÁRIA BRASILEIRA que contém a catalogação e ilustrações das 500 obras sacras que irão compor o primeiro pavilhão de exposição do Parque. Serão construídos 12 pavilhões.
O momento foi conduzido pelo empresário, colecionador e incentivador das artes Orandi Momesso, idealizador do projeto e fundador do Instituto Luciano Momesso, responsável pela administração do parque. A visita também contou com a contribuição da bióloga Gabriela da Mota Ferreira, que trouxe informações técnicas sobre a área.
Estavam presentes o secretário de Planejamento, Julio Dutra, acompanhado de sua equipe, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Masson, e, representando o Legislativo, o vereador e presidente da Câmara, Rafael Eik Ferreira.
Já na sexta-feira (28), a programação seguiu com a participação dos alunos do 3º ano do Complexo Educacional Municipal Professora Vera Lúcia Pansardi Casagrande, levados pela Secretaria Municipal de Educação. Em um verdadeiro mergulho na arte e na história, os estudantes vivenciaram um dia de imersão cultural, com oportunidade única de aprendizado e valorização da produção artística nacional.
SOBRE O PARQUE GEMINIANI MOMESSO
Com inauguração prevista para novembro de 2025, o Parque Geminiani Momesso contará com 85 esculturas monumentais e 14 pavilhões temáticos, que irão narrar a trajetória da arte brasileira de forma interativa, sensível e educativa.
O espaço será referência em cinco pilares: Cultura – com obras que exaltam a identidade nacional; Turismo – tornando-se um novo ponto de destaque no cenário brasileiro; Economia – gerando oportunidades e novos negócios; Educação – como espaço vivo de conhecimento; Qualidade de vida – ao unir natureza e arte em um ambiente de contemplação.
Para o prefeito José Maria Ferreira, o parque representa um marco na história de Ibiporã, conectando arte, educação e desenvolvimento. “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação e certos de que será um legado cultural para as futuras gerações. É algo inédito na região e no país. Além de ser um tributo à cultura brasileira, será também uma poderosa ferramenta de inclusão, de estímulo à criatividade e à valorização do nosso patrimônio artístico. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação e certos de que este será um legado cultural que atravessará gerações, colocando Ibiporã em um novo patamar no cenário nacional”.
Com proposta inovadora e disposição para se tornar referência nacional, o Parque Geminiani Momesso alia arte, meio ambiente e conhecimento em um mesmo espaço. Mais do que um museu, será um equipamento cultural estratégico para o fortalecimento da identidade local, o estímulo ao turismo e o desenvolvimento de Ibiporã e de toda a região.