Publicado em: 27/09/2011 11:35

Novos serralheiros e operadores de empilhadeira

Novos serralheiros e operadores de empilhadeira Novos serralheiros e operadores de empilhadeira

Mais de 40 jovens de Ibiporã receberam, no último dia 19, seus certificados de conclusão dos Cursos de Serralheiro e Operador de Empilhadeira, executados pelo SENAI/Londrina e oferecidos gratuitamente à população pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do PLANTEQ, com recurso do FAT.

"São novos jovens prontos para ingressar no mercado de trabalho que estão aproveitando a oportunidade de se capacitar graças aos cursos oferecidos em várias áreas pela administração municipal", disse a secretária do Trabalho de Ibiporã, Lourdes Narcizo. Até o mês de agosto, foram mais de 150 cursos e já passam de 4 mil trabalhadores qualificados na atual gestão.

Na noite de entrega dos certificados, além dela, estiveram presentes o prefeito José Maria, a coordenadora de Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Sônia Martins; o coordenador de Negócios do SENAI/Londrina, Roberto Oliveira; o coordenador de qualificação do SENAI, Jorge Silva, além de instrutores dos cursos.

Concluíram o curso de serralheiro 14 jovens, sendo quatro mulheres. É um curso do PLANTEQ (Plano Territorial de Qualificação), do governo federal, com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), com 200 horas/aula - iniciou dia 20 de junho e terminou em 18 de agosto. "os alunos tiveram uma formação extensa. De segunda a quarta-feira tinham aula prática no SENAI, em Londrina; às quintas e sextas, conteúdos teóricos no Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura (CQP) e aos sábados de manhã ainda faziam aula de AutoCAD, no Laboratório do CQP", conta Sônia Martins.

Já operador de empilhadeira teve 27 formandos. É um curso de 40 horas/aula pago com recursos do município e executado pelo SENAI, em parceria com a PVC Brazil, onde foram realizadas as aulas práticas.

"Buscamos esses dois cursos porque são áreas que estão com falta de profissionais. E é necessário o curso para que a pessoa possa comprovar que sabe usar um equipamento, como por exemplo, uma empilhadeira", afirma a secretária Lourdes. Dois dos que terminaram esse curso já começaram a trabalhar em empresas de Ibiporã.

O prefeito José Maria destacou o nível dos cursos do SENAI e a parceria com a Prefeitura "que tem rendido muitos frutos para Ibiporã".  Buscamos a melhor instituição para que  possamos cumprir os compromissos que assumimos com o ibiporaense, afirmou.

O pedagogo Roberto Oliveira, do SENAI, parabenizou a atual administração pela qualificação que vem oferecendo aos seus trabalhadores, "um exemplo para as outras cidades". "Outra ação importante que temos visto é o empenho da Prefeitura em trazer novas empresas para o município para empregar esses trabalhadores que vão sendo formados", elogiou.