Publicado em: 27/09/2011 16:44

Prefeitura adquire grande lote de medicamentos

Prefeitura adquire grande lote de medicamentos Prefeitura adquire grande lote de medicamentos

Na última semana chegaram a Ibiporã grandes lotes de remédios adquiridos pela administração municipal de Ibiporã junto ao Consórcio Paraná Saúde - do qual fazem parte a maioria dos municípios do Estado. A aquisição pelo consórcio barateia a compra dos medicamentos para a Prefeitura distribuir à população.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, a economia por meio pelo consórcio deu condições à Prefeitura de comprar, por exemplo, antibióticos recentes disponíveis no mercado.

"Aumentamos em 55% a nossa cesta de medicamentos gratuitos e o estoque adquirido será suficiente para atendermos a demanda até o primeiro trimestre de 2012, quando será feita a nova compra", informou a secretária.

Como a Secretaria busca uma atuação descentralizada para as Unidades Básicas (UBSs), a maior parte dos medicamentos podem ser retirados pelos usuários nos bairros. Só fica concentrada no Centro de Saúde a distribuição dos remédios controlados, os psicotrópicos.

Com a nova lei em vigor, que passou a controlar também a venda de antibióticos no País (exigência de receita médica), os antibióticos este ano ficaram concentrados na Farmácia do Centro Eugênio Dal Molin. Porém, aos poucos, a distribuição destes remédios também será descentralizada para as UBSs para facilitar a vida dos usuários e evitar filas no posto central.

Média de 10 mil pessoas/mês pegam remédios no Centro de Saúde

Muita gente recebe remédio de graça na rede municipal. Somente na Farmácia do Centro de Saúde, são cerca de 500 pessoas por dia na fila, segundo as farmacêuticas responsáveis.

Isso dá uma média de 10 mil atendimentos ou 10 mil pessoas/mês, o que daria 20% de toda a população de Ibiporã, somente no Centro Eugênio Dal Molin - fora as outras sete unidades básicas de saúde.

Um número impressionante e que reflete a quantidade de pessoas que são atendidas em Ibiporã pelo poder público graças à política municipal de saúde.