Publicado em: 30/09/2011 11:13

Alunos constroem sala como aula prática

Alunos constroem sala como aula prática Alunos constroem sala como aula prática

Uma ideia que uniu o útil ao agradável. Os alunos de dois cursos oferecidos pela Prefeitura de Ibiporã precisavam fazer aulas práticas de gesso e eletricidade para poder receber o diploma.

Já a Secretaria Municipal do Trabalho precisava de mais espaço na Agência do Trabalhador para desenvolver cursos e iniciar as atividades de uma telessala, que terá ações em conjunto com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS).

Buscando atender às duas demandas, a secretária municipal do Trabalho de Ibiporã, Lourdes Narcizo, propôs que, como aula prática dos dois cursos, os alunos construíssem essa telessala, atrás do prédio da Agência do Trabalhador, na Avenida Dom Pedro II, 294.

"Ela está sendo construída e ficará como um legado do curso para o município. É uma forma eficaz, inteligente e muito vantajosa para o município de empregar os recursos públicos destinados à capacitação dos nossos trabalhadores", afirma Lourdes.

De acordo com a coordenadora de Qualificação Profissional da Secretaria, Sônia Martins, os dois cursos têm 160 horas/aula e 40 alunos matriculados. O executor é o SENAI/Londrina. "São cursos que oferecem primeiramente a qualificação social, informações sobre meio ambiente e prevenção de acidentes, depois são repassados conteúdos sobre empregabilidade e empreendedorismo, e no final a parte prática, que é a qualificação propriamente dita para atuarem nessas duas áreas."

PARA ATENDER O MERCADO

Os cursos que a Prefeitura tem buscado trazer para Ibiporã (como de serralheiro, soldador, azulejista, gesseiro) visam atender à demanda que parte das empresas, por isso a colocação depois dos alunos no mercado de trabalho é praticamente certa.

No curso de gesso acartonado os alunos aprenderão a fazer paredes, forros e estruturas de gesso, além de tetos rebaixados para instalação de iluminação embutida (muito encontrada atualmente em lojas, shoppings, consultórios e escritórios).

Já os do curso de eletricista aprenderão a fazer cálculos para saber que tipo de ligação devem fazer numa residência ou estabelecimento - monofásica, bifásica ou trifásica. Sairão com conhecimento para poder fazer instalação de "padrão Copel", aprenderão a interpretar projetos elétricos e a fazer instalações refinadas em escritórios, por exemplo.

'SALA DA EMPREGABILIDADE'

Os alunos de gesseiro e eletricista estão montando uma sala com paredes de gesso acartonado que será climatizada. Será a nova "Telessala da Empregabilidade", informa Lourdes Narcizo, para atendimento às empresas, entrevistas de emprego, aulas, oficinas de empregabilidade, de carreira profissional, etc. "Será uma bela sala com teto rebaixado e luz embutida como nas lojas de shopping", antecipa Lourdes.