Publicado em: 05/10/2011 15:11

Ibiporã realiza sua Conferência do Trabalho

Ibiporã realiza sua Conferência do Trabalho Ibiporã realiza sua Conferência do Trabalho

Ibiporã realizou nesta quarta-feira (5), no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, a sua 1ª Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente, em cumprimento à normativa nacional que determina que os municípios façam seus encontros locais, preparatórios para o estadual e depois o nacional.

Logo na abertura, o coordenador da Conferência Estadual e assessor da Secretaria de Estado do Emprego e Economia Solidária (SETS), José Maurino Martins, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), parabenizou Ibiporã por ser, segundo ele "a única cidade do Norte do Estado que está realizando sua Conferência Municipal".

Os demais municípios irão somente para a Macrorregional, em Londrina, no dia 21 de outubro. Serão seis macrorregionais, preparatórias para a Conferência Estadual, em Curitiba, dias 25 e 26 de novembro. A construção de uma agenda nacional do trabalho decente terminará com a Conferência Nacional, em maio de 2012, em Brasília.

A Conferência de Ibiporã foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, com o tema "Gerar emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais". Participaram representantes de bairros, sindicatos de trabalhadores, entidades de classe, agentes públicos e estudantes.

Compuseram a mesa de honra o prefeito José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya, a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, o professor José Maurino, o chefe do escritório regional da SETS em Londrina, Álvaro Marques; o professor da UEL, Dr. Ronaldo Baltar, coordenador da pesquisa "Trabalho Decente para o Desenvolvimento Regional"; o vice-presidente do Conselho Municipal do Trabalho de Ibiporã, Sérgio Manfrin Duarte, e a vereadora Maria do Sindicato, representando a Câmara e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiporã.

DIGNIDADE

Em sua fala, o prefeito afirmou que o trabalho precisa levar à realização das pessoas e não ser visto como uma obrigação. "Tem que dar satisfação ao ser humano. Mas para isso, precisa vir acompanhado do respeito à dignidade do cidadão, e é para isso que estamos realizando conferências como essa e políticas púbicas que busquem valorizar os trabalhadores", afirmou José Maria, acrescentando: "O trabalho é o que faz a diferença de realizarmos algo importante nesta vida ou apenas termos tido uma passagem por esse mundo".

A secretária e anfitriã do evento, Lourdes Narcizo, enfatizou a necessidade de as pessoas entenderem o que é o "trabalho decente", termo colocado pelos países que se reuniram no ano passado para discutir o assunto e assinaram um termo de compromisso com a OIT (Organização Internacional do trabalho) para acabar com as formas exploratórias de trabalho em seus países. "Se é um trabalho que respeita os direitos da pessoa, é sempre algo que o edifica e dignifica", frisou Lourdes.

'Desenvolvimento só vem com aumento de salários'

O professor Ronaldo Baltar ministrou a palestra sobre a pesquisa da UEL que visa traçar o perfil do emprego na região e deixou claro que "um povo ou um país só se desenvolve se tiver o aumento do volume de negócios, mas também o aumento dos salários dos trabalhadores". "Empregos precários não aumentam a renda do trabalhador e não desenvolvem um país", alertou Baltar.

O professor mencionou ainda em sua "aula" aos presentes o que o teórico Adam Smith afirmou em 1776, em sua obra clássica "A Riqueza das Nações": "Ele disse já naquela época que não existe nação rica com um povo pobre".

E justificou porque a OIT (Organização Internacional do Trabalho) fez os países assinaram um acordo mundial pelo chamado "trabalho decente": "Esse movimento iniciou há poucos anos, porque os governos foram percebendo que a globalização da economia foi piorando as condições dos trabalhadores. A OIT concluiu, que de 1995 a 2007, em 70% dos países aumentou o número dos pobres, como conseqüência da globalização".

Após a palestra, foram discutidos em grupos os eixos temáticos da agenda nacional do trabalho decente, seguidos da plenária com a aprovação das propostas. O encerramento foi com a eleição dos delegados para a Macrorregional e a também a eleição dos novos membros do Conselho Municipal do Trabalho.

Prioridades da Agenda Nacional do Trabalho Decente:

1 - Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento.

2 - Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial em suas piores formas.

3 - Fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.