Publicado em: 17/10/2011 11:15

Gesseiro

Gesseiro     Gesseiro

Uma história interessante e que mostra que não há fronteiras para se aproveitar uma oportunidade de formação e de trabalho: a russa Zana Mikhailovna Tumarovich de Souza, que escolheu Ibiporã para morar, há sete anos, enfrenta a dificuldade do idioma, mas não deixou escapar a oportunidade de fazer um curso gratuito de gesseiro e gesso acartonado, oferecido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho.

Para entender melhor os conteúdos, Zana traduziu para o russo toda a apostila do curso, fornecida pelo SENAI. "Matriculei-me porque é um campo bom para a gente arrumar trabalho", justificou Zana, que veio para o Brasil acompanhando o marido em 2005.

Seu esposo é de Ibiporã (mora no Conjunto Serraia) e se conheceram no Japão, onde trabalhavam. "Aqui (Brasil) tem bastante emprego, então decidi aprender essa profissão", disse ela.

Assim como Zana, outras mulheres como Silvana Beraldo hoje freqüentam cursos tidos como predominantemente masculinos, como é o caso de gesseiro, eletricista e azulejista. "É a mulher ocupando novos espaços no mercado de trabalho e mostrando do que ela é capaz", destacou a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo.