Publicado em: 17/10/2011 11:40

MAIS SAÚDE - Construção e ampliação de UBSs

MAIS SAÚDE - Construção e ampliação de UBSs Construção e ampliação de UBS

Visando melhor atender a população de Ibiporã, a Prefeitura iniciará nas próximas semanas as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim San Rafael - uma das mais procuradas da cidade e que abrange um público de 13 mil pessoas -, além da construção da nova UBS do Jardim John Kennedy.

A assinatura do contrato para o início das duas obras aconteceu na última terça-feira, no gabinete do prefeito José Maria. Assinaram o contrato e a ordem de serviço o prefeito e diretores da Norma Construções Civis, de Londrina, que executará as duas obras.

A Norma é a empreiteira que também construiu a Biblioteca Cidadã de Ibiporã, entregue em 2010, e que está executando a nova Escola Municipal Alice Roma, no Jardim San Rafael, a maior obra em andamento da atual administração, com investimento próprio do município de R$ 3 milhões.

SAN RAFAEL

Na assinatura dos contratos o prefeito José Maria agradeceu aos parceiros pela viabilização das obras, que serão de grande importância para o povo de Ibiporã, especialmente os moradores dos bairros próximos. A UBS San Rafael, por exemplo, contou com R$ 350 mil de recursos federais, viabilizados por intermediação do deputado federal André Vargas. Já a UBS John Kennedy conta com R$ 200 mil do governo federal, via Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A ampliação no San Rafael vem para atender à grande demanda daquela região, que contava com aproximadamente 1.500 habitantes quando foi construída a UBS, há 20 anos (não tendo tido ampliação em todo este período) e hoje tem perto de 13 mil moradores.

Ampliada, a UBS passará a ter quase 600m2 de área e seis consultórios (atualmente são apenas dois). "Isso está sendo possível graças ao esforço da administração municipal de buscar melhorar a nossa saúde pública. O município consumia 17% do orçamento municipal com saúde e agora este índice vai para 22%", afirmou o prefeito José Maria.

JOHN KENNEDY

A nova UBS do Jardim Kennedy terá área de 276 m2 e um investimento total de R$ 459 mil. Será construída num terreno adquirido pela administração e resolverá o problema de dualidade de atendimento que havia no prédio da antiga UBS. Até o ano passado o posto de saúde funcionava no mesmo prédio da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira, que agora está num terreno próprio, amplo e foi totalmente reformada em 2010, oferecendo melhores condições de ensino às crianças.

OBRA

UBS San Rafael

Governo Federal (intermediação do dep. André Vargas) - R$ 350.000,00

Prefeitura - 129.986,19

UBS Jardim John Kennedy

Prefeitura - R$ 217.766,36

Prefeitura - R$ 42.000,00 (aquisição de terrenos para a construção da UBS)

Gov. Federal/Fundo Nacional de Saúde - R$ 200.00,00

Redução do valor com as licitações

No processo de licitação, devido à concorrência entre as empresas, a Prefeitura conseguiu grande um desconto sobre os valores orçados. A ampliação da UBS San Rafael, por exemplo, tinha o valor máximo de R$ 574.841,96 para a execução, mas caiu para R$ 479.986,19 na licitação - uma economia de quase R$ 100 mil para os cofres públicos.

No caso da UBS John Kennedy, a redução foi de R$ 488.610,33 do valor estipulado para R$ 417.776,36, o valor apresentado pela empresa que venceu a disputa.