Publicado em: 01/12/2011 11:39

Ibiporã vai ganhar 14 "Espaços Saúde"

Ibiporã vai ganhar 14 Ibiporã vai ganhar 14 "Espaços Saúde"

As academias irão proporcionar mais saúde, lazer, esporte e, com isso, mais qualidade de vida para os cidadãos de todas as idades.

Esse cenário será realidade dentro de aproximadamente seis meses, quando serão entregues pela administração municipal as primeiras 14 unidades do programa "Espaço Saúde". Serão espaços de convivência das famílias e de prática de esporte saudável para que as pessoas possam cuidar mais da sua saúde e assim reduzir o uso de medicamentos, as idas ao médico e as doenças resultantes do sedentarismo, como diabetes, doenças circulatórias e cardiovasculares.

A população aguardou e nesta semana o prefeito José Maria pôde anunciar a assinatura do contrato com a empresa Ziober, de Maringá, para a aquisição das primeiras 14 academias que serão chamadas de Espaço Saúde. O investimento da administração na compra dos equipamentos será de R$ 373.305,00 - valor da licitação com a Ziober. Ainda há uma previsão de aproximadamente R$200.000,00 em infra-estrutura, como piso, calçadas e iluminação.

Os lugares já definidos que ganharão Espaço Saúde são o Jardim Santa Paula, a Praça Jacob Casagrande (conhecida como a Praça do Viscardi), o Conjunto Serraia, o Jardim Bom Pastor e a Praça Pio XII. Até o final de 2012, a meta é implantar 22 academias pela cidade.

No ato da assinatura do contrato, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, comentou que em Maringá, onde há dezenas de academias espalhadas pela cidade, a busca por remédios na rede pública caiu 14% porque as pessoas estão se exercitando mais.

As ações da Prefeitura nos Espaços Saúde serão executadas em parceria pelas Secretarias de Saúde e de Esportes, que manterão, em horários determinados, auxiliar de enfermagem e professor de educação física para orientar a população.