Publicado em: 21/01/2012 12:25

DENGUE: Jovens ajudam em mutirão contra o mosquito

A secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, sete funcionários da Secretaria e mais 20 jovens voluntários da Igreja Adventista do 7º Dia fizeram um mutirão contra a dengue na área central de Ibiporã no último domingo (15), das 8h às 16h30. Os jovens são de diferentes cidades do Paraná e estão em missão de férias em Ibiporã.

Como dia 15 foi o Dia da Solidariedade, os jovens, de 15 a 17 anos, tinham o propósito de fazer uma ação em favor da comunidade e se uniram aos objetivos da administração municipal, que está permanentemente trabalhando no combate à dengue.

"Fomos à feira livre, estivemos em todas as igrejas da área central e percorremos, casa por casa, para procurar criadouros do mosquito, os domicílios do quadrilátero compreendido entre a Avenida Mario de Menezes até à Avenida dos Estudantes, e da Avenida Dom Pedro II até à Prudente de Morais", relatou Leilaine.

ALERTA APÓS AS CHUVAS

"A doença está sob controle na cidade, embora estejamos sempre em estado de alerta, principalmente agora depois do Natal, que voltou a chover bastante, o que favorece que a água fique empoçada em locais onde a população descuida", afirma a secretária.

"O que pedimos encarecidamente é que os moradores e donos de estabelecimentos separem apenas um minuto a cada dois dias para dar uma olhada geral na casa ou na empresa para verificar se há pontos com água parada. É rápido e pode salvar vidas, ou melhor, pode salvar a sua vida", enfatiza Leilaine. Ela relata que há grandes empresas de Ibiporã que destacam um funcionário específico para verificar todas as instalações e em apenas meia hora ele faz essa varredura. Isso precisa ser feito também nas casas.