Publicado em: 09/03/2012 14:09

Administração homenageia mulheres em evento

Administração homenageia mulheres em evento Administração homenageia mulheres em evento

O prefeito José Maria, vice-prefeita Sandra Moya, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, e a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, prestaram, em nome da administração municipal, uma bela homenagem às mulheres de Ibiporã, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, no evento realizado quinta-feira (8) à noite, no Cine Teatro Padre José Zanelli. Entre os presentes, esteve o vereador João Coloniezi, representando a Câmara Municipal.

As mulheres participaram de um coquetel, receberam brindes, assistiram apresentações e ouviram uma palestra marcante com a jovem empresária Adriana Cunha, de Nova Santa Bárbara (PR), que deu o seu testemunho de como as mulheres devem acreditar no seu sonho, trabalharem sempre e terem visão empreendedora para chegarem aonde almejam.

Humilde e com um discurso muito simples, ela contou como saiu "do nada" para se tornar hoje uma das maiores geradoras de renda no seu município, de apenas 4 mil habitantes. Ela fomentou a criação de vários centros de produção industrial de facção e confecção, que hoje contam com 30 unidades espalhadas pelo município e empregam cerca de 300 trabalhadoras (ouça o áudio com a entrevista com Adriana Cunha).

CENTROS DE TRABALHO DA MULHER

A cerimônia marcou o lançamento, pelo prefeito José Maria, do projeto Centros do Trabalho da Mulher, que visa gerar trabalho, renda, senso empreendedor e resgatar a auto-estima de muitas mulheres que querem batalhar pelo seu espaço no mercado de trabalho. É um programa de inclusão social de mulheres, fomento à economia solidária e apoio ao empreendedorismo.

A administração irá implantar centros produtivos, que serão células de produção na área de costura industrial, em forma de cooperativas ou associações, com equipamentos cedidos pelo poder público ou pertencentes à própria associação, a partir de cortes de peças de vestuário para empresas de pequeno, médio e grande porte. Em princípio, as células serão instaladas em quatro pontos do município, servindo de referência e pontos de apoio.

O público alvo são mulheres, preferencialmente sem emprego, oriundas de famílias de baixa-renda, que tenham feito cursos de qualificação profissional na área de costura nos últimos três anos.

A Prefeitura disponibilizará os espaços, pessoas para coordenarem o início dos trabalhos e fará a aquisição de máquinas e equipamentos a serem destinados em forma de comodato às integrantes do programa.