Publicado em: 21/03/2012 17:00

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL

Enquanto aprendem uma nova profissão, as alunas do Curso de Costura Industrial, oferecido pelo Programa de Qualificação Profissional da atual administração municipal, produziram 315 camisetas para a 3ª Caminhada pela Saúde da Mulher, realizada no dia 10 de março.

Trata-se de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, do Trabalho e da Assistência Social: a primeira forneceu a matéria-prima (o tecido) e a segunda produziu as camisetas e as entregou de volta prontas. Com o tecido que sobrou, as alunas de costura ainda fizeram roupinhas de bebê que serão entregues pela Secretaria de Assistência Social às mães gestantes que integram o projeto Oficina da Vida (da Secretaria de Saúde).

De acordo com a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, a produção das peças é necessária para que as alunas adquiram na prática noções de produção, velocidade, cumprimento de prazo e controle de qualidade.  As atividades acontecem no laboratório de costura do Centro de Qualificação Profissional (CQP), inaugurado em 2009 pela atual administração. Com 200 horas/aula, o curso tem como instrutora Hélia Nogueira.

LENÇÓIS PARA A UPA

O próximo passo do curso será o treinamento de costura reta, quando as alunas das duas turmas irão costurar os lençóis para serem usados na Unidade de Pronto Atendimento da Saúde (UPA), cuja obra está sendo finalizada.

"É uma iniciativa muito bacana que tem ajudado tanto as alunas - que produzem algo que será realmente utilizado - quanto a Secretaria de Saúde, que receberá por um valor bem menor os lençóis que precisaria comprar", diz Lourdes.

"Há economia tanto para a Saúde, quanto para nós (Secretaria do Trabalho), que, dessa forma, não precisamos comprar tecidos para as aulas práticas. É uma complementação de necessidades, visando um objetivo comum. É uma teia, uma rede de ajuda mútua, que tem participação de todos", destaca Lourdes Narcizo.