Publicado em: 10/04/2012 10:19

Renovado convênio com a UEL na área de educação física

Renovado convênio com a UEL na área de educação física Renovado convênio com a UEL na área de educação física

Foi assinado no dia 02/4, na Reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pela reitora Nádina Aparecida Moreno, e pelo prefeito de Ibiporã, José Maria, o termo de convênio 040/2011, que prevê a renovação de convênio entre a UEL e a Prefeitura, na área de Educação Física, até o dia 31 de dezembro de 2012.

O "Projeto Integrados: Formação Inicial e Desenvolvimento Contínuo de Professores: Integrando possibilidades de pesquisa, ensino e extensão", é desenvolvido em parceria pela UEL e pelo Município de Ibiporã desde 1º de outubro de 2006, tendo sido renovado e recebido o apoio incondicional do prefeito José Maria na atual gestão. É um projeto pioneiro, servindo como referência para outros municípios.

Dentre as ações do projeto, insere-se um processo de formação continuada para os docentes de Educação Física, com reuniões mensais. Há ainda a contínua presença de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, participantes do projeto, nas escolas municipais, onde desenvolvem atividades de estágio.

Também é importante frisar que neste período foi concluída uma dissertação de mestrado, outra está em andamento, bem como várias pesquisas sobre o projeto, confirmando que tais ações objetivam, primordialmente, melhoria das práticas docentes e, conseqüentemente, da qualidade do ensino.

Segundo o professor José Augusto Victória Palma, do Departamento de Estudos do Movimento Humano (EMH) e coordenador do projeto, as ações auxiliaram inclusive na constituição do currículo do Município da área de Educação Física, cuja implementação será avaliada durante o ano vigente, bem como a constatação do salto positivo na prática docente.

O assessor à Educação Física, Emerson José de Oliveira, reafirmou que tais avanços foram possíveis, pois os resultados das ações do projeto chegam de fato até a escola.

Também estavam presentes no ato da assinatura a vice-reitora Berenice Jordão e a diretora do CEFE, Rosângela Marques Busto.