Publicado em: 20/08/2012 12:49

Trabalho com escolas de Ibiporã será apresentado em congresso da ONU

Trabalho com escolas de Ibiporã será apresentado em congresso da ONU Trabalho com escolas de Ibiporã será apresentado em congresso da ONU

Desde 2009, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Ibiporã, a UEL vem desenvolvendo um projeto de extensão em Assessoria Pedagógica por meio do qual oferece capacitação continuada aos professores das 13 escolas da rede municipal de ensino de Ibiporã.

Participam professores e alunos do Departamento de Educação da UEL, coordenados pelo professor Edmilson Lenardão.

Uma aluna do projeto, Aline Moraes, que é bolsista de iniciação científica da UEL, teve um artigo científico sobre sua experiência em Ibiporã aprovado para o "3º University Scholars Leadership Symposium 2012", simpósio que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento acontece de 1º a 7 de novembro, em Bali, na Indonésia, e envolve jovens lideranças mundiais no debate de temas ligados à disseminação de políticas públicas relacionadas à educação e à cultura.

Aline, que cursa o 3º ano de Pedagogia da UEL, apresentará sua experiência a partir do projeto desenvolvido em quatro escolas municipais que funcionam em período integral em Ibiporã: Sebastião Luiz de Oliveira (Jardim John Kennedy), Mário de Menezes (Bom Pastor), Castelo Branco (Taquara do Reino) e Almerinda Felizete do Nascimento (Jardim Éden).

Foi uma observação sobre a postura dos alunos, professores e funcionários diante do processo educativo. "Todos têm que trabalhar em conjunto e comprometidos com o objetivo comum de melhorar o aprendizado do aluno. E nas escolas integrais isso fica muito claro, pois os alunos ficam o dia todo na escola", comenta Aline.

"Nas escolas que estudamos, vimos esse envolvimento, levando a uma melhora no nível de aprendizado. E isso se comprovou pela recente divulgação dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para Ibiporã, na semana passada. As escolas melhoraram o seu índice", comemorou Aline Moraes.

Essa é a segunda participação de Aline em um congresso internacional. Em 2011, foi selecionada para o Encontro Ibero-Americano de Educação, realizado em Araraquara (SP).