Saúde

 

Publicado em: 03/10/2009 13:00

População deve manter alerta contra gripe e dengue


Whatsapp

 

   Cuidados com higiene e limpeza são extremamente importantes para combater duas doenças já conhecidas da população: a nova gripe e a dengue. Os modos de transmissão são diferentes. No entanto, ambas podem ser evitadas quando tomadas às devidas precauções.
   “Nós devemos neste embalo dos cuidados pessoais que tomamos para o enfrentamento da nova gripe, iniciar desde já os cuidados para combate à dengue. Para a gripe, no próximo ano teremos a vacina. Já para a dengue, não há perspectiva para a vacina”, destacou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.
   No caso da dengue, como a transmissão se faz de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado, as ações de prevenção estão voltadas aos cuidados para eliminar os criadouros do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada. “Esta é a hora de tampar a caixa d’água, fazer uma boa limpeza no quintal e deixar os vasos de plantas com areia para evitar que o mosquito se reproduza”, ressaltou o secretário.
   Já no caso da nova gripe, ações básicas como a higienização das mãos e a utilização de álcool em gel podem ajudar a evitar a doença. No entanto, o secretário alerta quanto ao descarte das embalagens de álcool em gel na natureza. “O álcool em gel virou um astro importante nos dias de hoje no enfretamento da gripe. O conteúdo do frasco hoje é um instrumento de defesa da nossa saúde. No entanto, a embalagem vazia, se jogada no meio ambiente, pode se tornar um criadouro das larvas do mosquito da dengue”, exemplificou Martin.

CUIDADO
   O secretário disse que neste ano os paranaenses devem redobrar os cuidados com a dengue, pois um levantamento feito pela Secretaria da Saúde mostrou que estão circulando três tipos de vírus diferentes no Estado, o que possibilita uma epidemia de dengue hemorrágica.
   Até o final de agosto deste ano foram confirmados 814 casos de dengue no estado. Destes, foram 702 casos autóctones, cuja infecção foi no Paraná, e 112 casos importados. No mesmo período de 2008, foram confirmados 752 casos autóctones e notificados 14.868 casos suspeitos.

(Fonte: Agência Estadual de Notícias - Gov. PR)