Publicado em: 23/10/2009 10:00

Comitê pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil

Comitê pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil Comitê pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil

Foi criado na semana passada o Comitê Municipal de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, que acompanhará em Ibiporã as ações desenvolvidas pelo programa \"Nascer no Paraná - Direito à Vida\" e traçará metas e diretrizes para a melhoria da saúde das gestantes no município.

O evento trouxe a Ibiporã o diretor de Planejamento e Informações em Saúde da 17ª Regional de Saúde de Londrina, José Carlos Moraes, que também é coordenador regional do Programa de Controle da Dengue. Sobre a dengue, Moraes enfatizou que a população precisa continuar em estado de alerta e fazendo a limpeza em suas casas para que não seja surpreendida no verão pela doença, que pode vir da forma hemorrágica.

Representaram o município de Ibiporã no evento o prefeito José Maria, a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Toshiko Konagai, e a coordenadora do setor de Epidemiologia, Sebastiana Caetano. José Carlos Moraes afirmou que todas as ações são válidas, lembrando que \"pelo menos 50% dos óbitos que ocorrem com gestantes e recém-nascidos poderiam ser evitados\".

O Paraná tem um índice de 12 óbitos a cada 100 mil habitantes (melhor que a média brasileira) e a meta imediata é baixar esse percentual para 9 a cada 100 mil. A construção de Centros de Atendimento à Mulher e à Criança, por parte do Governo do Estado, em mais de 150 municípios, vem de encontro a esta meta. Já foram entregues 54 Centros e serão construídos mais 94. Ibiporã terá um deles.