Publicado em: 29/10/2009 10:00

Conferência de Saúde enfatizou a participação da comunidade

Conferência de Saúde enfatizou a participação da comunidade Conferência de Saúde enfatizou a participação da comunidade

\"A participação da comunidade no desenvolvimento do SUS\" foi o tema da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Ibiporã, realizada na semana passada, reunindo cerca de 150 pessoas, entre membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes da comunidade e do poder público. Entre os presentes, estavam o prefeito José Maria, as secretárias municipais Leilaine Rodrigues (Saúde) e Carla Sabino (Assistência Social), o presidente do SAMAE, Nadir Bigati, e o presidente de honra da APAE, Dr, Justino Alves Pereira.

Após a abertura houve um vídeo e a palestra magna sobre o tema, dada pela coordenadora da Vigilância Sanitária de Ibiporã, Cíntia Novais, seguida pela apresentação das 78 propostas da conferência, debatidas em grupos para posterior aprovação. O encontro foi finalizado com o início do processo eleitoral dos novos conselheiros municipais de saúde.

Em seu discurso de abertura, a secretária Leilaine Rodrigues, falou sobre a necessidade de um maior envolvimento da comunidade para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 20 anos. \"O SUS foi uma peça chave no processo de luta e construção do modelo de saúde, pois ela é direito de todos e dever do Estado, que vem buscando assegurar a redução do risco a doenças e outros agravos. O SUS estabelece uma política setorial de saúde, capaz de garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde da população\", afirmou.

\"Nesta nova proposta de organização e gestão do sistema de saúde, contamos com um grande aliado, que é a participação popular no processo de formulação das políticas e no controle de sua execução. Por isso, a ênfase no tema desta conferência - a participação\", prosseguiu Leilaine.

Essa participação da comunidade não ocorre somente nas ações de saúde, mas também na solidariedade ao próximo. \"Pudemos presenciar como foi decisiva e valiosa a contribuição voluntária das pessoas nos três temporais que atingiram a nossa cidade, causando grandes estragos em casas, unidades de saúde, escolas, no asilo, no Hospital Cristo Rei e, com a participação de todos, estamos nos reerguendo\", salientou a secretária.

Ela encerrou sua fala com palavras de otimismo. \"Essa é a historia dos cidadãos de uma cidade não muito grande, mas com muita união e disposição de transpor os obstáculos que vamos encontrando ao longo dessa caminhada, sempre com o intuito de chegarmos longe\".