Saúde

 

Publicado em: 02/12/2009 10:00

\"Viver com Aids é possível. Com o preconceito não.\"


Whatsapp

 

\ \"Viver com Aids é possível. Com o preconceito não.\"

O tema do Ministério da Saúde para este ano é: \"Viver com Aids é possível. Com o preconceito não.\"

Com o tratamento adequado e o acompanhamento médico, é possível viver normalmente com HIV/Aids. Porém, ainda hoje as pessoas que têm o vírus da Aids sofrem preconceito diariamente.

Por isso, a campanha para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2009 volta a abordar esse assunto, muito discutido há anos, mas que até hoje não deixou de afetar o dia a dia de quem vive com HIV/Aids.

O objetivo é mostrar que pessoas com HIV/Aids também podem beijar na boca, ter relacionamentos amorosos, transar usando a camisinha, trabalhar, fazer esportes, sair com os amigos e viver normalmente, como qualquer outra pessoa.

A qualidade de vida de quem tem HIV/Aids não depende só do tratamento. Depende da continuidade da vida social, do contato com as pessoas e da aceitação da sociedade.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIPORÃ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - DIVISÃO DE PROGRAMAS E PLANEJAMENTO)

Fonte: http://www.todoscontraopreconceito.com.br/campanha/

 


Por que o laço vermelho é símbolo da luta contra a Aids?


O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.


Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.


Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.


Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.


Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP - http://www.stu.org.br