Publicado em: 03/12/2009 11:00

Odontologia de Ibiporã é referência no Paraná

Odontologia de Ibiporã é referência no Paraná Odontologia de Ibiporã é referência no Paraná

No próximo dia 8 de dezembro (terça-feira), a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã realizará um evento voltado para as equipes de Odontologia do município com o objetivo de \"dividir\" com elas 1º lugar no Prêmio \"Paraná Sorridente\", entregue durante o 8º Encontro Paranaense de Administradores do Serviço Público Odontológico (Epatespo), realizado no mês passado, em Cascavel.

O prêmio classificou Ibiporã em 1º lugar em saúde bucal em todo o Paraná entre municípios com populações de 20 mil a 100 mil habitantes. Representaram o município na ocasião a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, e as coordenadoras de Odontologia, Adriana Fujimura e Edna Camargo Pinto.

Agora, no próximo dia 8, a secretária Leilaine quer \"repartir\" a menção honrosa com os demais profissionais que respondem pela saúde bucal de Ibiporã. O evento será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Shopping Terra Bonita.

\"Esse prêmio muito nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo, fazendo um grande trabalho de prevenção com a população\", comemorou Leilaine.

Por que Ibiporã é destaque?

O município tem hoje 12 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), das quais 11 já têm equipes de saúde bucal. Alguns pacientes, após avaliação pelas equipes do PSF ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), são encaminhados para o Centro de Especialidades (CEO), que atende nove especialidades. O atendimento básico da odontologia está disponível em seis dos oito postos de saúde de Ibiporã e no mês de novembro foi reativado também nas escolas municipais.

Um dos critérios que levaram à boa classificação de Ibiporã no \'Paraná Sorridente\' é que 100% da população se beneficia com água clorada e fluoretada, através do SAMAE, o que reduz os índices de cárie.

(MAIS DETALHES SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO DE ODONTO DE IBIPORÃ SERÃO INFORMADOS MATÉRIA POSTERIOR)