Publicado em: 11/12/2009 08:00

Secretaria premia equipes de saúde bucal

Secretaria premia equipes de saúde bucal Secretaria premia equipes de saúde bucal

A vice-prefeita Sandra Moya, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, representantes da 17ª Regional de Saúde (de Londrina) e vereadores de Ibiporã entregaram nesta terça-feira (8), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a premiação do programa \"Paraná Sorridente\" a todos os profissionais da saúde bucal do município.

A cerimônia, acompanhada de café da manhã, foi uma forma encontrada pela secretária Leilaine de agradecer aos profissionais (dentistas, técnicos e auxiliares odontológicos) pelo resultado obtido pela Prefeitura de Ibiporã no programa estadual, que no mês passado classificou o município em 1º lugar em saúde bucal em todo o Paraná. A classificação foi entre as cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Cada profissional recebeu um certificado por ter contribuído para a conquista.

\"Esse prêmio precisa ser comemorado, pois ficamos à frente de municípios mais populosos da região, como Cambé, Arapongas e Rolândia. É o fruto do trabalho de cada um e sinto que todos vocês, das equipes de saúde bucal de Ibiporã, têm dentro do coração um ímpeto de buscar fazer sempre mais pelas pessoas. Daí esses indicadores favoráveis ao nosso município\", afirmou a secretária, que também é dentista de carreira da Prefeitura.

Ela destacou em seu discurso a volta do atendimento odontológico nas escolas municipais, \"que representará um grande avanço na área de prevenção\". O serviço já houve no passado, mas ficou interrompido por vários anos e foi reativado no mês passado, primeiramente na Escola do CAIC da Vila Esperança.

O CAIC foi o primeiro lugar a implantar um consultório em função da grande demanda da comunidade e dos constantes pedidos feitos pelos pais dos alunos.

ODONTOLOGIA NAS ESCOLAS

\"Para o ano que vem vamos estender esse atendimento odontológico também às quatro escolas municipais que funcionam em período integral em Ibiporã e os alunos serão atendidos no horário do contraturno\", adiantou Leilaine. Essas quatro escolas são: Mário de Menezes (Jardim Bom Pastor), Almerinda do Nascimento (Jardim Éden), Castelo Branco (Taquara do Reino) e Sebastião Luiz de Oliveira (Jardim John Kennedy).

A representante da 17ª Regional de Saúde, Marister Gutierrez, elogiou o trabalho feito em Ibiporã e lembrou que o município \"foi o primeiro do Paraná a implantar serviço público de prótese dentária (em 1989, durante a primeira gestão do prefeito José Maria)\". \"Também foi o primeiro a ter fluoretação da água entre as cidades que contam com serviço municipalizado de água (no caso o SAMAE)\", acrescentou Marister. Ela veio acompanhada do coordenador de Saúde Bucal da 17ª Regional, Mauro José de Azevedo.

O fornecimento de água clorada e fluoretada para 100% dos domicílios tem contribuído para o baixo índice de cárie em Ibiporã. \"Somos um dos municípios do Estado com índice mais baixo de dentes cariados na população entre 0 e 14 anos\", destacou a secretária Leilaine Rodrigues.

HOMENAGENS

Na seqüência foi feita a entrega de certificados aos representantes de cada categoria da saúde bucal da Secretaria de Saúde. Foram homenageadas as servidoras Edna Camargo Carvalho Pinto (Edinha), Maria Teresinha Grisotto e Maria Elza Monari. Participaram da entrega os vereadores João Coloniezi, Maria do Sindicato, Mari de Sá e Carlos Pauletti.