Publicado em: 16/12/2009 14:00

Secretário Gilberto Martin entregou novos equipamentos ao Cristo Rei

Secretário Gilberto Martin entregou novos equipamentos ao Cristo Rei Secretário Gilberto Martin entregou novos equipamentos ao Cristo Rei

Atendendo a um pedido de recursos feito  pelo prefeito José Maria, o secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, esteve nesta quarta-feira (16/12) em Ibiporã, onde entregou cinco novos equipamentos para monitoramento de pacientes do Hospital Cristo Rei, adquiridos pelo Governo do Estado.

Foram repassados à unidade dois monitores multiparamédicos e três oxímetros, que, somados, representam um investimento de cerca de R$ 30 mil, segundo o secretário. Eles serão usados no Centro Cirúrgico e para os pacientes que estiverem na UTI.

\"São equipamentos de última geração que irão dotar o hospital de melhor estrutura para atender os pacientes e dar mais tranqüilidade aos médicos nos procedimentos mais complexos. Esse repasse tem o objetivo de aparelhar melhor os hospitais de porte médio do Paraná - como é o caso do Cristo Rei - para que essas unidades tenham uma maior resolutividade dos casos, evitando que os pacientes tenham que ser encaminhados às cidades grandes. Faz parte de uma política de descentralização da nossa Secretaria\", afirmou Gilberto Martin.

O prefeito José Maria agradeceu a Martin que, segundo ele, vem sendo mais do que um secretário de Estado para Ibiporã. \"É um amigo de Ibiporã, pois sempre tem nos atendido prontamente, a cada momento em que recorremos a ele\", disse o prefeito.

Foi de José Maria, por exemplo, o pedido dos equipamentos e de verba para a reforma do hospital, que foi atingido em cheio por um vendaval no final de setembro. \"O Cristo Rei é uma instituição de Ibiporã, é um patrimônio da cidade que já está completando 59 anos (foi construído em 1950). E por isso precisa ser apoiado pelo poder público e preservado\", enfatizou o prefeito.

DIRETOR AGRADECE A JOSÉ MARIA PELA REFORMA

O diretor-presidente do Hospital, Sebastião Sarábia, agradeceu ao secretário Gilberto e disse que os equipamentos vieram como \"um presente de Natal\". \"Agradeço ainda ao apoio que temos tido incessantemente do prefeito José Maria, que se movimentou rapidamente para conseguir a verba (R$ 250 mil) junto ao governador Roberto Requião para a reforma do  nosso hospital após a destruição que sofremos\", disse Sarábia.

Após a entrega dos equipamentos, Gilberto Martin foi conferir a reforma da ala atingida do hospital, que já está em fase final. As obras foram licitadas e estão sendo executadas pela Prefeitura, que recebeu  o repasse do Estado (destinado à Defesa Civil) e só está sendo finalizada graças à a injeção de recursos do próprio município, já que os R$ 250 mil enviados não foram suficientes para reparar todos os estragos.

Estiveram presentes à solenidade vários secretários municipais, os vereadores Divá, Antônio do Prado e Carlos Pauletti, além do chefe da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Adilson Castro.